O Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM) coordenou, no período de 12 a 21 de julho, um adestramento em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), no Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, Batalhão “Tonelero”, que resultou na primeira turma da Marinha do Brasil a receber certificação internacional em Tatical Combat Casualty Care (TC3).
A certificação seguiu as diretrizes de TC3 baseadas no Prehospital Trauma Life Support da National Association of Emergency Medical Technicians (NAEMT). A equipe certificada foi composta por 19 militares da Marinha, sendo 15 Comandos Anfíbios/Operações Especiais (COMANF/OPESP) e 4 Mergulhadores de Combate.
O curso em TC3 da NAEMT é endossado pelo Joint Trauma System e pelo American College of Surgeons e abrange desde o atendimento prestado a uma vítima ainda sob fogo efetivo, até o gerenciamento e procedimentos realizados na evacuação para uma instalação de tratamento médico.
O adestramento foi conduzido por médicos e enfermeiros do CMOpM e a certificação pela equipe da LifeAir5 Treinamentos, representada pela Doutora Junia Sueoka, com colaboração de policiais do estado de São Paulo.
Acho que todo os oficiais de carreira das forças armadas deveriam fazer esse curso!