Por Luiz Padilha
No último dia 16 de Janeiro, visitamos a Capitania dos Portos do Espirito Santo (CPES). Na ocasião, fomos recebidos por seu comandante, Capitão de Mar e Guerra, Washington Luiz de Paula Santos, que gentilmente nos mostrou toda a estrutura da CPES.
Por conta do verão, a Marinha do Brasil deu início a Operação “Verão 2020-2021″, uma operação efetuada por todas as Capitanias no Brasil, que tem por finalidade, o incremento das atividades de inspeção naval, fiscalizando e orientando seus condutores e passageiros para que efetuem uma navegação com segurança. É nesta estação que ocorrem o maior número de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio.
A Operação “Verão 2020-2021” conta com a participação dos 9 (nove) Distritos Navais da Força, o que representa 31 Capitanias, 14 Delegacias e 23 Agências, que atuam de forma efetiva nas ações de fiscalização das embarcações.
O CCCAM
O Centro de Coordenação e Controle da Autoridade Marítima (CCCAM), monitora tudo o que acontece em tempo real dentro da área do Porto de Vitória.
Todos os navios que chegam e que saem do porto, se comunicam com o CCCAM, possibilitando que a CPES possa ter uma maior agilidade na coleta de dados iniciais e tomada de decisões.
A CPES possui uma moderna sala para a realização de vídeoconferências, uma importante ferramenta em época de pandemia, possibilitando ao Capitão dos Portos, realizar reuniões com outras Organizações Militares da Marinha do Brasil, especialmente com o Comando do 1º Distrito Naval, e órgãos externos, bem como desenvolver o trabalho interagências.
A CPES também ministra cursos de capacitação de tripulantes, ofertados pelo Ensino Profissional Marítimo (EPM), e e aplica provas para Arrais Amador, motonauta, dentre outros.
Com a instalação de simuladores, realizada pelas equipes do Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV) e do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA), os operadores serão capazes de recriar, em tempo real, o ambiente de manobra com até três navios mercantes, incluindo as estações de radar e de radiocomunicações.
A nova tecnologia foi viabilizada pela Diretoria de Portos e Costas (DPC) e é de fundamental importância para aperfeiçoar o serviço prestado à sociedade.
Embarcações
A CPES conta com 2 lanchas LAEP 10 IB, embarcações infláveis e jet skis, para realizar todas as tarefas que lhe competem. No futuro talvez uma embarcação blindada possa ser incluída no inventário da CPES, para aumentar ainda mais a segurança dos navios em sua área de atuação.
“Todos por uma Navegação Segura”
A frase desta campanha mostra a intenção da Marinha do Brasil, em conscientizar as pessoas para que neste verão haja uma redução do número de acidentes, face ao aumento de embarcações de Esporte e Recreio em todo o litoral brasileiro.
A CPES se encontra desde o dia 21 de dezembro intensificando a inspeção naval, orientando o pessoal das Marinas e Clubes Náuticos, disseminando a importância de que seus usuários/sócios, estejam com suas habilitações e a documentação da embarcação em dia, além de lembrá-los de seguirem as regras de segurança da navegação, evitando por exemplo, o excesso de pessoas a bordo.
O trabalho durante o verão é árduo para os quase 270 militares que compõem a CPES, realizando ações de fiscalização nas áreas da grande Vitória, Sul Capixaba, Meio Norte e Norte Capixaba.
Vale ressaltar que até o dia 11 de Janeiro, a CPES já realizou 999 abordagens, 51 notificações e 04 apreensões na sua área de jurisdição.
A Marinha do Brasil disponibilizou o telefone 185 para emergências e pedidos de socorro, e a CPES o número (27) 2124-6526, para denúncias e outros assuntos. Caso prefira enviar por e-mail, pode-se usar o cpes.denuncia@marinha.mil.br , além do aplicativo “Praia Segura”, que pode ser baixado tanto para Android quanto IOS.
A Operação Verão 2020-2021 deverá ocorrer até o dia 05 de Março de 2021, quando o fim do verão reduz a atividade com as embarcações de Esporte e Recreio em nosso litoral.
Olá a todos!
Fico teorizando e buscando explicações, mas sem nunca compreender o porque da Nossa Marinha (MB), de não passar a bola para a Criação de uma Guarda Costeira Brasileira.
O Meu argumento a favor tem por base as Marinhas das Grandes Nações!!!
Acredito que a morosidade nos transmites burocráticos, poderia ser compensado com às transferências de Meios para essa Nova Força, já que a mesma ficaria subordinada a Marinha Brasileira!!!
Assim a Marinha Brasileira de Guerra ficaria por conta de Constituí a Segunda Esquadra, Mostrar a Bandeira com Nações Parceiras e ficar atenta ao Nosso Entorno Estratégico!!!
Acredito que seria melhor que essa função:
““Verão 2020-2021″, uma operação efetuada por todas as Capitanias no Brasil, que tem por finalidade, o incremento das atividades de inspeção naval, fiscalizando e orientando seus condutores e passageiros para que efetuem uma navegação com segurança. É nesta estação que ocorrem o maior número de acidentes envolvendo embarcações de esporte e recreio.” DAN!!!
Att.
Não temos porque provavelmente os baixos recursos que temos na Marinha não viabiliza tal feito. A marinha perderia parte da capacidade operacional, dinheiro das taxas portuárias e tributos de serviços de vistoria. Sempre teremos problemas de orçamento . Olha as embarcações que tem no Espírito Santo, acho muito pouco e até modestas. Mas como se diz, vamos trabalhar com o que tem. Eu acho que seria uma boa ter guarda costeira a Marinha deveria se preocupar somente com a defesa das riquezas marinhas, mas mudar isso pra mim hoje seria muito difícil por políticas internas mesmo. O homem dos mil instrumentos não toca bem nenhum. Vamos descentralizar MB.