Com o propósito de incrementar o nível de treinamento e elevar a prontidão de navios, submarinos e aeronaves da Esquadra brasileira, a Marinha do Brasil (MB) inicia, nesta segunda-feira (18), a Operação “Tropicalex 2023”. O exercício acontece na área marítima compreendida entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), até o dia 29 deste mês.
Serão realizados diversos exercícios e manobras no mar, que contemplam operações de guerra naval, tais como ações de superfície, aéreas, de submarinos, de guerra eletrônica e de guerra cibernética, além de Patrulha Naval na Amazônia Azul.
“Durante a Operação ‘Tropicalex’, serão realizados exercícios de maior complexidade e intensidade, ampliando os níveis de treinamento das tripulações dos nossos navios e aeronaves em todos os ambientes da guerra moderna”, destacou o Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, que está à frente do Grupo-Tarefa que comanda a Operação.
Nessa edição da “Tropicalex”, a MB utilizará o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, o Capitânia da Esquadra, as Fragatas “Constituição”, “Independência” e “União”, os submarinos “Tikuna” e “Riachuelo”, além de sete aeronaves, sendo duas de asa fixa AF-1 Skyhawk e cinco helicópteros, dois SH-16 Seahawk, um AH-15B Super Cougar, um AH-11B Wild Lynx e um UH-12 Esquilo. Também participam aeronaves P-3AM, da Força Aérea Brasileira.
Os navios atracarão no porto de Salvador (BA) e, no dia 24, estarão abertos à visitação pública no período de 09h às 16h.
FONTE: MB
Pessoal, boa tarde!
Aquela porta na vela dos Scorpenes é para algum acesso específico ou pode ser utilizada normalmente para entrada no submarino? Até então eu achava que só entrava nele pela escotilha no topo da vela.
Obrigado.
Leonardo,
Também pode ser utilizada para entrar no Submarino. Eu embarquei no Riachuelo por ela, com o submarino fundeado na Baía de Sepetiba.
A escotilha da vela não é utilizada para embarque, nessa caso é feito pela escotilha do convés.
Abs,
Os submarinos brasileiros fazer uso de algum recurso para disfarçar a sua assinatura acústica durante os treinamentos ?
Tínhamos que ter uma segunda grande base naval no Norte, com os submarino classe IKL e futuramente substituídos por novos Classe Riachuelo, pelo menos 08 no total e 02 sub Nuclear.
Boas , show de bola vai ser quando estiver o Álvaro Alberto saindo da base naval pra esse treinamento
Bom dia Padilha e´verdade que a vida util das fragats Niteroi vai ser estendida
assim com a CV Julio de Noronha? a Rademaker empurra agua ate 2026?
obrigado.
abarço.
Praticamente TODOS os meios ativos de combate da MB na Operação! Kkkkk
A MB esta agora em outro patamar…
São interessantes tanto a participação do S40 Riachuelo qto a da F42 Constituição, a qual estava prevista sua baixa do serviço ativo.
Finalmente meu filho você deu as caras! Andou submerso foi? Brincadeira a parte eis que o novo submarino brasileiro entra em operação do tipo “ex”. Sai o primeiro submarino construído no Brasil (Tamoio) e entra a terceira geração de submarino construído no Brasil (a segunda é o Tikuna). Passamos anos para chegar esse momento e finalmente ele acontece. Outra expectativa semelhante é em relação a Tamandaré. Daqui para frente já podemos ver a menção do nome Riachuelo em informes como esse.
Vá a caça Riachuelo!
Ano que vem vai ser mais interessante ainda esses exercícios com a entrada do Humaitá, não vejo a hora de ver um exercício entre os novos Riachuelos e as Tamandarés , bom quem sabe dá qui uns cinco anos.
Aleluia o Riachuelo começou os trabalhos 👏👏👏😂
Eita que visão imponente desse bichão todo preto com marcações vermelho apocalipse surgindo das profundezas e cortando impavidamente as águas!