Por Guilherme Wiltgen
A Fragata Liberal (F 43) vai realizar a Operação Guinex-III, na costa africana, entre os meses de Agosto e Setembro de 2023.
A Fragata brasileira fará visitas programadas aos países do Golfo da Guiné e participará de treinamentos com as suas Marinhas e Guardas-Costeiras, fazendo ações de presença nos países amigos do Entorno Estratégico Brasileiro.
As operações desenvolvidas pela Marinha do Brasil reforçam a interoperabilidade com as Forças Navais, bem como incrementam a capacitação dos meios envolvidos em respostas rápidas contra ameaças assimétricas, em ações de combate a ilícitos no mar e pirataria, além de reforçar o compromisso mútuo das nações com a segurança marítima internacional.
Situado na costa ocidental da África, o Golfo da Guiné possui elevada relevância em termos estratégicos e diplomáticos.
A Fragata Liberal deverá embarcar um Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) com a aeronave orgânica AH-11B WildLynx, pertencente ao 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), além de uma equipe de Mergulhadores de Combate.
A Operação Guinex-I (2021) foi realizada pela Fragata Independência (F 44) e a Guinex-II (2022) pela Fragata União (F 45).
Bom seria um grupo tarefa capitaneado pelo atlântico e escoltado por duas fragatas e um navio de apoio. Acho que ia ficar caro dessa forma né? Mas que ia dar uma moral pro Brasil isso ia sim!
Olá! Trago dois vídeos que possam interessar:
1) Conheça a Operação Alto Purus: Reforma e Ampliação da Pista de Pouso e Decolagem no Acre
https://youtu.be/CxOlPQg6y1E
2) Por Dentro do Navio PURUS da Marinha do Brasil – Navio de Apoio Oceânico
https://youtu.be/_gfixe_n0d0