Nos dia 03 e 04 de dezembro, o DAN acompanhou a manobra anfíbia mais complexa da Marinha do Brasil
Por Guilherme Wiltgen e Luiz Padilha
De 28 de novembro a 16 de dezembro, a Marinha do Brasil realiza, na área marítima compreendida entre o Rio de Janeiro e Itaóca (ES), a OPERAÇÃO DRAGÃO-XXXVII, uma Operação Anfíbia na modalidade de Assalto Anfíbio, realizada pela Força de Fuzileiros da Esquadra (FFE) e pelo Comando em Chefe da Esquadra (ComemCh).
O Defesa Aérea & Naval foi recebido na Base de Apoio Administrativo de Fuzileiros Navais, localizada na Rodovia do Sol, em Itapemirim (ES) pelo seu Comandante, o CMG (FN) Roberto, e de lá, embarcou no UH-15 Super Cougar N-7104 (Pégasus 04), do 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), em direção ao Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia (G 25), de onde acompanhou o exercício.
A “DRAGÃO” é uma complexa operação de Guerra Naval que envolve o emprego de diversos meios navais, aeronavais e de Fuzileiros Navais. O exercício de 2016 tem a participação de cerca de dois mil militares e marca o emprego pela primeira vez do Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40), recentemente incorporado à Marinha do Brasil.
Participam também da operação os Navios de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Almirante Saboia (G 25) e Garcia D’Ávila (G 29), o Navio-Tanque Almirante Gastão Motta (G 23), as Fragatas Independência (F 44), Greenhalgh (F 46) e Rademaker (F 49), a Corveta Barroso (V 34), os Submarinos Tupi (S 30) e Tapajó (S 33), os Navios Patrulha Oceânico Amazonas (P 120) e Apa (P 121), o Rebocador de Alto Mar Almirante Guillobel (R 25), o Navio Patrulha Macaé (P 70), os Navios-Varredores Atalaia (M 17), Araçatuba (M 18) e Albardão (M 20), duas aeronaves de asa fixa AF-1 Skyhawk e quatro de asa rotativa, sendo dois UH-15 Super Cougar (HU-2) e dois SH-16 Seahawk (HS-1).
Cabe ressaltar que a Força-Tarefa (FT) somente fundeou, após ter sido estabelecido um canal varrido, sendo realizada a desminagem da área pelos três Navios-Varredores da Classe Aratu, pertencentes a Força de Minagem e Varredura, subordinada ao 2º Distrito Naval.
No dia 03, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Barcellar Leal Ferreira, juntamente com o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Ademir Sobrinho, e membros do Almirantado, embarcaram no NDM Bahia para acompanhar as atividades programadas para a manhã do domingo.
Cerimonial à Bandeira
Em sua primeira operação, após ser certificado para operar integrando uma Força-Tarefa, o NDM Bahia, no momento do pôr do sol do dia 3 de dezembro, realizou o cerimonial à bandeira no convoo do navio, onde foram prestadas as honras ao símbolo máximo da pátria, o Pavilhão Nacional.
O cerimonial à bandeira aconteceu, simultaneamente, a bordo de todos os navios participantes, incluindo o NDCC Alte. Saboia, onde os editores do DAN também participaram a convite do seu Comandante, o CMG Ruiz.
O “Dia D”
O Dia D da operação, quando ocorreu o desembarque de meios e pessoal, teve início as 4 horas da manhã do domingo (4), e as 5 horas, o Destacamento Aéreo Embarcado (DAE) iniciou os preparativos do UH-15.
Nas primeiras luzes do dia, o Pégasus 07 já foi lançado para a primeira missão de apoio, transferindo pessoal do navio para terra.
O exercício tem como objetivo simular a tomada de uma parte do território inimigo por meio de um Assalto Anfíbio, tendo como a primeira parte o movimento navio para terra (MNT).
Enquanto isso, os escoltas proviam a defesa da FT contra ataques aéreos e, caso preciso, dar apoio de fogo naval contra posições inimigas em terra.
A Operação Dragão é composta por cinco fases: planejamento, embarque das tropas, Carros Lagarta-Anfíbio (CLAnf), Embarcações de Desembarque de Viatura e Material (EDVM) e Embarcações de Desembarque de Carga Geral (EDCG), ensaio, travessia e assalto anfíbio. O assalto anfíbio é a fase mais complexa da Operação e tem como objetivo a tomada da cabeça de praia.
Iniciando o MNT, os dois Navios de desembarque de Carros de Combate começaram a lançar ao mar os meios anfíbios que transportavam.
Pontualmente as 6:30Hs, o NDCC Garcia D’Ávila (G 29) lançou o primeiro, dos cinco Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) que trazia a bordo.
Dez minutos depois, foi a vez do NDCC Almirante Saboia (G 25), que lançou mais sete CLAnf’s.
Tomada da Cabeça de Praia
Em um primeiro momento, os 12 Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf) , quatro embarcações de desembarque contendo meios de pessoal e material e dois helicópteros UH-15, vão conquistar os objetivos próximos ao litoral para, posteriormente, prosseguirem em direção ao interior, visando conquistar os demais objetivos e, assim, consolidar a tomada da Cabeça de Praia (CP).
Na sequência, as Embarcações de Desembarque de Carga Geral (EDCG) Guarapari (L 10) e a Marambaia (L 20), abicaram na praia de Itaóca e iniciaram o desembarque de tropa e veículos, dando prosseguimento do avanço ao interior.
A Marambaia desembarcou cinco Veículos Blindados de Transporte de Pessoal (VBTP) Mowag-Piranha 8×8 e duas pás-carregadeiras, enquanto que a Guarapari trouxe mais dois VBTP Piranha.
Evacuação Aeromédica
Durante a tomada da Cabeça de Praia, também foi realizado o exercício de Evacuação Aeromédica (EVAM) utilizando uma aeronave UH-15 Super Cougar. A aeronave foi acionada a partir do Bahia, pousando no heliponto da Base de Apoio do CFN.
Na sequência, foi simulada a EVAM de soldados e civis feridos durante a ação, para o navio, visando testar as suas capacidades para atendimento de múltiplos feridos no hospital de bordo.
O exercício compreendeu o transporte de feridos, triagem de pacientes, preparação para cirurgia e procedimentos cirúrgicos, além do recebimento e atendimento de feridos graves, utilizando a estrutura de saúde disponível no Bahia, que poderá vir a ser utilizado em uma situação real nos casos de grandes desastres ou assistência humanitária.
O Navio Doca Multipropósito possui um complexo hospitalar de 500 m2, e conta com 49 leitos distribuídos pelas suas enfermarias, com áreas destinadas a terapia intensiva, isolamento e unidade para tratamento de queimados, além de duas salas de cirurgia e um laboratório de análises clínicas.
A Operação Dragão é importante para a Marinha do Brasil e, principalmente, para o Corpo de Fuzileiros Navais por incluir todas as fases de uma Operação Anfíbia, que são consideradas a razão se ser dos Fuzileiros Navais e simbolizam o ápice de seu adestramento operativo.
NOTA do EDITOR: O DAN agradece ao CA Rocha (Diretor do CCSM), ao CMG (FN) Roberto (Comandante da Base dos Fuzileiros), ao CMG Ruiz (Comandante do NDCC Alte. Saboia), ao CF Eduardo Luiz (Imediato do NDCC Alte. Saboia), ao CF Demétrio (DIV-2), ao CF Fábio Cândido (CCSM) e a Ten. Laís Dornelas, pela fidalguia com que receberam os editores a bordo e pelo auxílio para que esta cobertura fosse possível de ser realizada. Agradecemos também a todos os militares do G 25, do CFN e do HU-2 pela atenção dispensada.
Bons tempo quando eu servia no Batalhão Humaitá ! Foram muitas Dragões! Saudades
CMG GB Ref Sérgio de Castro
ADSUMUS
Fantastica cobertura, com imagens e textos que nos levam a quase participar da operação, e ver que a gloriosa MB se mantem firme apesar da defasagem dos meios.
Abraços
Obrigado Thiago!
Abs
Parabéns pela cobertura pessoal do DAN . Fantástica imagens , como se estivéssemos lá participando das manobras , show de bola . Obs; Concordo com os colegas que falta mais vibração por parte dos militares nessas manobras , talvez com mais verba aparecendo , melhore a moral da tropa . Abraços
Obrigado Cleber!
Abs
O pessoal resgatou o blindado sobre lagartas SK105MM. Como está o processo de modernização que estava em planejamento em 2013? O DAN sabe algo?
Abcs
Wiltgen…
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o Garcia DÁvila foi lançado em 1986, portanto 4 anos após às Falklands…você provavelmente confundiu pelo fato de outro
navio semelhante e com o mesmo nome e indicativo de casco ter sido perdido durante o conflito.
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Grande cobertura da operação, parabéns !
Positivo e Operante Dalton!
O nosso “Sir Galahad” foi construído para substituir o que foi destruído em 1982…
Obrigado pela correção!
Abs,
Amigo Padilha teremos surpresa em breve em relação a MB?
Só telefonando para o CCSM e perguntando. Entre no site da Marinha que tem o telefone do CCSM lá. Eles vão poder te responder melhor.
Metade dessa frota estava em San Carlos Bay e Buff Clove em 82 nas malvinas… estao disponiveis varias fotos e filmagens desses navios resistindo as ondas de ataque aereos da FAA e ARA.
Marco,
Bem observado, porém, um pouco exagerado! rsrsrsr
Dos 17 navios do GT “Dragão”, dois participaram da Guerra das Falklands:
1) NDCC Almirante Saboia (G 25): ex-RFA Sir Bedivere (L 3004) e
2) Fragata Greenhalgh (F 46): ex-HMS Broadsword (F 88).
Abs,
RETIFICADO
Parabéns pela reportagem. Mas faltou falar do Carro de Combate SK105MM. Pois esse é o carro chefe de todos os carros blindados. O SK é responsável pela segurança de toda coluna mecanizada por seu alto poder de fogo, flexibilidade e proteção blindada. Aço!!!
Faltou o carro de combate SK105MM. Esse é o carro chefe dos carros blindados.
Sim, eles estavam no meio do mato. Eles chegaram antes segundo me informaram. Mas o socorro deles eu fotografei. Veja lá a foto dele.
Obrigado pelo esclarecimento Sr Luiz Padilha e também agradeço pela matéria muito boa , além de bem filmada e com uma fotos que enche os olhos . .
Muito obrigado.
Parabéns pela ótima coberttura. Aquela foto das fragatas ao por do sol ficou espetacular. O pulso da MB ainda pulsa.
Um trator cairia bem pra soltar esteiras ,,,, E a M.B. não tinha encomendado mais CLANFS ? Abraços e obrigado antecipado aos colegas .
Os novos CLAnfs ainda não chegaram.
A fragata Greenhalg ainda esta com lançadores de misseis MM-38 exocet ou ja esta com o MM-40?
Fantastica cobertura! Belas fotos!
Adoro essa camuflagem dos carros dos FN.
Obrigado Pedro!
Abs
Sensacional Guilherme! Parabéns pela cobertura.
Obrigado Leonardo!
Abs
Bela reportagem… lembrei das duas Dragão a bordo da saudosa V33 e de uma Uanfex quando desembarquei com os FN como Oficial de ligação para Apoio de Fogo Naval…
Aonda fiquei muito feliz pela participação de dois Navios nos qiais tive a honra de servir… Albardão como CO e Rademaker como XO…
BZ !
FANTÁSTICO. Parabéns pela cobertura fotográfica. Ficou impressionante. Estou aqui no aguardo do Bahia para a visitação pública em Santos/SP.
Obrigado José Luiz!
Abs