RESULTADOS APURADOS NA FASE PREVENTIVA E REPRESSIVA DA OPERAÇÃO ÁGATA XI
Os militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada executam, desde segunda-feira 13 de junho, a fase preventiva e repressiva da Operação Ágata XI. Trata-se de uma operação interagências dos Ministérios da Defesa, da Justiça e da Fazenda, envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais. O efetivo empregado da Brigada em sua área de responsabilidade, oeste do Paraná, é de cerca de 600 militares.
Em Foz do Iguaçu-PR, as ações ocorrem em pontos estratégicos de alto fluxo de veículos e transeuntes. O ritmo dos trabalhos segue intenso e ininterrupto, com atuação 24 horas. Na primeira semana de fiscalizações, foram apreendidos itens que ultrapassam R$ 105.000,00, entre drogas, armamentos e materiais de uso controlado (cocaína, maconha, 220 munições, 10 pistolas, 02 revólveres, 80 produtos contrabandeados, 17 m3 de madeira e outros materiais). Foram vistoriados 1.967 veículos leves, 905 motocicletas, 114 caminhões, 230 ônibus e vans, e 1.327 pedestres – com a utilização, inclusive, de cães farejadores. Foram emitidos mandados de prisão a 6 pessoas, em função dos portes não autorizados.
Pela credibilidade das instituições responsáveis pela execução da Operação Ágata, e por estar em sua décima primeira edição, ela já é reconhecida por parte da população como eficaz na redução da criminalidade, entre outros benefícios para a sociedade. O apoio e a cooperação das cidades abrangidas pela Operação são importantes, pois possibilita um melhor rendimento dos trabalhos.
FONTE: Centro de Operações da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada