A bordo do centenário veleiro Statsraad Lehmkuhl, expedição One Ocean tem previsão para atracará no Pier Mauá no próximo dia 23 de fevereiro. A embarcação de 108 anos de idade e 98 metros de comprimento foi reformada e equipada com tecnologia de última geração para coletar dados sobre física, química e biologia dos oceanos ao longo da viagem, além de sediar o seminário Green Technology for Sustainable Oceans (Tecnologia Verde para Oceanos Sustentáveis), realizado pela Embaixada da Noruega no Brasil e pelo Consulado Geral no Rio de Janeiro.
A passagem do navio-escola pelo Rio de Janeiro pela expedição One Ocean terminará em 26 de fevereiro.
“A chegada ao Brasil do veleiro Statsraad Lehmkuhl e da expedição One Ocean, em prol de oceanos sustentáveis, está alinhada com um dos lemas da nossa cooperação bilateral: oceano azul, futuro verde”, explica Odd Magne Ruud, embaixador da Noruega no Brasil.
One Ocean alerta para importância dos oceanos para futuro da humanidade
A One Ocean é uma viagem ao redor do planeta organizada pela Statsraad Lehmkuhl Foundation em parceria com o governo norueguês, universidades, cientistas e empresas. E expedição partiu em agosto de 2021 da Noruega, para onde vai retornar em abril de 2023, após dar a volta ao mundo.
Até essa data, terá navegado 55 mil milhas náuticas durante cerca de 19 meses e visitado 36 portos em diferentes países. No momento da conclusão dessa reportagem, o veleiro estava navegando na costa da Bahia, próximo à fronteira com o Espírito Santo.
Parte da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2020-2030), lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a expedição norueguesa tem como principal objetivo chamar a atenção e compartilhar conhecimento sobre o papel crucial dos oceanos para um futuro sustentável numa perspectiva global.
FONTE: Diário do Porto