Em dezembro de 2019, após um pedido para propostas, o French Maritime Affairs efetivou um pedido ao estaleiro OCEA para seu novo Navio de Patrulha Offshore, o Gyptis, que será baseado em Marselha.
O navio OCEA OPV 150, projetada especificamente para a navegação sustentável e responsável, acaba de ser lançada pelo estaleiro OCEA e agora está iniciando uma fase de testes de mar antes de sua entrega programada para o início do ano.
O Navio de Patrulha de 46 metros de comprimento e 8,5 metros de largura, é um navio dedicado à ação no mar. Esta nova unidade tem dois barcos semi-rígidos implementados pela Davit e podem acomodar uma aeronave (drone) para intervir no mar e realizar missões de controle, vigilância, identificação e interceptação.
O navio poderá realizar as seguintes missões:
• Policiamento no Ambiente Marinho e controle de pesca;
• Missões de vigilância da zona econômica exclusiva;
• Missões de pesquisa e resgate;
• Vigilância e controle de navios no mar;
• Soberania;
• Operações de mergulho;
• Controle de poluição;
• Proteção dos recursos naturais e econômicos
Os barcos semi-rígidos Davits, são equipados com sistemas anti-tilting, permitirão que o navio implante e recupere as equipes de controle com rapidez e segurança.
Com excelente comportamento de mar, beneficiado de uma redução significativa de ruído a bordo e com espaços interiores otimizados, o navio proporcionará conforto real no mar para as tripulações do French Maritime Affairs.
O French Maritime Affairs decidiram se envolver firmemente com o estaleiro OCEA com a abordagem de preservar o ambiente marinho com este navio.
• Otimização de energia: Principais grupos e motores em conformidade com os regulamentos da IMO Tier III, propulsão híbrida que permite velocidades reduzidas para operar apenas em motores elétricos, painéis solares, iluminação LED.
• Controle de descargas: unidade de ar condicionado sem gás CFC, tratamento de águas cinzentas e resíduos domésticos, conversores catalíticos para filtrar gases de escape.
• Um casco e equipamento virtuoso: casco de alumínio projetado pelo OCEA com uma superestrutura para reduzir o consumo do navio e, portanto, as emissões de CO² e NOx, material de alumínio 100% reciclável, dispositivo REPCET para rastreamento em tempo real de cetáceos, a fim de limitar o risco de colisão.
Juntamente com um casco otimizado e um modo de propulsão a diesel-elétrico, o navio da OCEA consumirá aproximadamente 50% menos que um navio de patrulha de aço do mesmo tamanho.
Características do navio
• comprimento: 46,2 m
• Capacidade: 17 + 5 pessoas
• Velocidade a carga total: 18 nós
• Alcance: 2 880 mn @ 12 nós
• Autonomia: 2 semanas
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Padilha a Marinha vai preferir um navio de maior tonelagem ao invés do NPA500?
Grande abraço.
Talvez.
Boa tarde Padilha alguma info sobre os Npa. Maracanã e Mangaratiba?
2- A MB vai construir o primeiro navio patrulha Napa 500 BR em 2022?
obrigado.
abs.
Maracanã quase pronto. Mangaratiba ainda vai demorar muito.
NPa de 500 acho não vai ter não.
Caro Luiz Padilha,
Sem querer ser muito pessimista, não acho que o Maracanã fique pronto até o final de 2022. Qto ao Mangaratiba, concordo.
O Maracanã será entregue em 2022.