Por Yannick Smaldore
O OCEA OPV 270 é uma embarcação de patrulha offshore de última geração, selecionada pela Guarda Costeira filipina após uma competição internacional por seu desempenho excepcional, atendendo aos exigentes requisitos operacionais de suas missões. O primeiro ano de operações confirmou que a embarcação é mais do que capaz de executar além de sua especificação contratual de 20 nós de velocidade, um alcance de 8.000 milhas náuticas a 15 nós e uma autonomia de até 5 semanas de operação.
As missões cumpridas antes e durante a pandemia COVID19 também confirmaram a sua excelente capacidade de navegação, a sua manobrabilidade, a sua versatilidade e o grande conforto a bordo, um fator importante para os 70 tripulantes e pessoal nessas longas missões.
A “leveza” da solução OCEA é um trunfo importante para permitir tais desempenhos. A propulsão híbrida diesel-elétrica associada ao deslocamento otimizado do Gabriela Silang permite um consumo de combustível e custos de manutenção significativamente mais baixos do que um navio de casco de aço equivalente, conforme ressaltado pela Guarda Costeira filipina durante o recente aniversário da instituição.
O OPV 270 Gabriela Silang da Guarda Costeira das Filipinas é o maior OPV de alumínio já construído no mundo
A concepção específica do OCEA OPV 270 irá, ao longo de 20 anos de operação, permitir uma redução da emissão de CO2 de cerca de 20.400 toneladas, equivalente a aproximadamente 40% de redução em comparação com uma embarcação de aço de tamanho semelhante, para desempenhos iguais.
Este OPV também está equipado para atuação em ações humanitárias graças ao seu convoo e hangar, seu alojamento para sobreviventes com capacidade para acomodar 35 pessoas resgatadas, sua enfermaria e sua Câmara Hiperbárica útil para o tratamento de incidentes de mergulho. Além disso, o Gabriela Silang é capaz de lidar com incidentes de poluição ambiental marinha, como derramamentos de óleo, usando seu equipamento antipoluição em contêineres a bordo. Para ações de Patrulha Naval, a embarcação possui dois barcos infláveis de casco semirígido (RHIBs) de 9 metros com capacidade para 40 nós e equipamentos modulares para operações de resgate ou Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
Fonte: Naval News
Traduzido e adaptado por Marcio Geneve