Por Yannick Smaldore
Durante a Euronaval Online, o estaleiro francês OCEA revela uma nova adição à sua família OSV. O OSV 250 é um navio multifuncional de 75 m de comprimento otimizado para suportar operações de veículos remotamente tripulados (drones). Será o maior navio de apoio oceânico da linha de produtos da OCEA.
Para atender às novas expectativas de seus clientes, a OCEA desenvolveu o OSV 250, uma embarcação de apoio offshore modular multifuncional projetada para o uso crescente de veículos remotamente tripulados (drones) nas operações.
Como parte da estratégia de produtos da OCEA, o OSV 250 se beneficia de mais de 30 anos de experiência no projeto de embarcações de apoio offshore operando em todo o mundo.
Projeto OSV 250 e missões.
Ao capitalizar a experiência adquirida com o OSV 190 com propulsão híbrida e integração otimizada das tecnologias de detecção e veículos remotamente tripulados (drones) mais recentes, o OSV 250 oferece os seguintes recursos aprimorados:
• acomodação: + 37%,
• autonomia: + 50%,
• alcance: + 100%.
A plataforma OSV 250 é:
• Versátil com seu convoo para helicópteros e suas três configurações possíveis sem qualquer modificação de sua arquitetura geral:
SC-WB (Hidrografia – Oceanografia),
MCM (Contra Medidas de Minagem),
SARR (Busca, Resgate e Recuperação),
• Modular com hangar passível de adaptação operacional à missão e a supervisão das operações,
• Projetado para o uso crescente de veículos remotamente tripulados (drones) com sistema de lançamento e recuperação compatível com todas as interfaces.
OCEA é líder mundial em navios construídos em alumínio. Como o próprio nome indica, o novo OSV 250 terá cerca de 75 m / 250 pés de comprimento. Em um contexto mundial de tensões geopolíticas que implicam que os países defendam os limites de seus territórios marítimos, e de restrições orçamentárias que implicam que os países conheçam, gerenciem e explorem seu Zona Econômica Exclusiva (ZEE) a custo mínimo, a embarcação ecologicamente correta OCEA OSV 250 oferece incomparável desempenho e retorno do investimento.
Dados técnicos:
Comprimento total (m) 75,20
Calado (m) 3,70
Velocidade (Nós) 14-18
Faixa (nm) 10 000 @ 10 kts
Tripulação 40-50
Fonte: Naval News
Traduzido e adaptado por Marcio Geneve
A Marinha do Brasil precisa partir e rápido …..Para uma definição e compra de um novo grupo de patrulha oceânicos, bem armados e em um numero mínimo de 12 a 16 unidades …. Neste padrão aqui apresentado NO DEFESA AEREA E NAVAL, com as construções ocorrendo no exterior…..
Por que construir no Brasil é sinônimo de que vai ficar tudo parado….. ou os prazos nunca vão ser cumpridos…..
Se a Marinha do Brasil não partir logo para essa aquisição… Corre o serio perigo de ficar SEM NADA para patrulhar as aguas do Brasil…
O material atual, que hoje e o único que faz esse serviço….. já esta no fim do seu tempo de uso, são 4 ex caça minas ingleses e 12 patrulhas leves costeiros, todos existentes desde as décadas de 1980 a 1990…
Navio de patrulha não precisa ser bem armado (não é navio de guerra) navio de patrulha serve como policia no mar e sim há uma previsão de compra de uma boa quantidade deles.
O que precisamos em quantidade são de Napa 500 BR( sucessores ou evolução da classe Macaé dos quais uns 20 ao menos) pra policiar nossa costa e vigiar as áreas de prospecção de petróleo. Navios patrulha oceânica uns 6 pra se somarem aos classe Amazonas já ajudam. Uns 20 Napa 200BR tbm dariam uma força para policiar os rios mas creio estar querendo muito.rs