Por Luiz Padilha
Durante a mostra de armamento do submarino Riachuelo (S 40) na Base Naval da Ilha da Madeira (BSIM), o Capitão de Fragata Edson do Vale Freitas concedeu uma rápida entrevista ao Defesa Aérea & Naval, onde nos contou sobre os próximos passos do submarino.
Imediatamente após a assinatura e a imposição de seu comando, o CF Vale iniciou os procedimentos para suspender e iniciar assim o CIAsA (Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento), que tem como propósito, verificar os procedimentos operativos das atividades a bordo afim de colocar o submarino em FASE 3, que significa que o mesmo estará apto a operar com a Esquadra.
O submarino poderá ser visto durante a Parada Naval de 7 de Setembro, quando comemoramos os 200 anos da Independência e os 200 anos da Esquadra Brasileira.
Desejamos ao CF Vale e a toda tripulação, uma boa comissão e que rapidamente o submarino Riachuelo esteja operando com a Esquadra, elevando o nível de nossa Força de Submarinos.
Destaque para essa “moldura” na vela, algo parecido com o que tem na classe Tupi mas que naqueles submarinos é mais fino e na extremidade da vela.
Parabéns ao DAN por uma cobertura excelente !