O projeto USV SUPPRESSOR (USV – Unmanned Surface Vehicles refere-se à sigla, em inglês, para embarcação de superfície não-tripulada), conduzido pela EMGEPRON, em parceria com a TIDEWISE, é o primeiro do mercado de defesa brasileiro e da América Latina, com a finalidade de realizar a construção de embarcações autônomas de superfície multipropósito no País, proporcionando inovação tecnológica à capacidade operacional em atividades complexas no mar, com redução de custos e de exposição humana a riscos, como na Guerra de Minas.
O SUPPRESSOR oferece significativa mobilidade estratégica, seja por via terrestre, marítima ou aérea, otimizando custos logísticos e operacionais. As características, intrínsecas a embarcações não tripuladas, proporcionam versatilidade, permanência e resiliência em ambientes operacionais marítimos desgastante e de elevado risco à vida humana, além de prover maior viabilidade econômica operacional e sustentabilidade ambiental.
A embarcação tem compatibilidade com os sensores mais modernos do mercado, utilizados para a Guerra de Minas, Guerra Antissubmarino e Patrulha Naval, bem como oferece o emprego de drones embarcados
Além disso, a sua plataforma apresenta emprego dual (civil e militar), tanto no setor de Defesa e Segurança Marítima, como no setor de Segurança Pública ou no Levantamento de dados hidrográficos e Pesquisa oceanográfica.
Do jeito que nossos oficiais generais priorizam o orçamento com despesas de custeio, manutenção de próprios, escolas, hospitais e clínicas para seus dependentes, condomínios para militares, etc, etc, etc… não haverá recursos para aquisição de equipamentos militares. O Brasil tem um dos maiores orçamentos para o setor de defesa do mundo, contudo muito pouco vai para investimento em sistemas de defesa. O MD deveria ampliar a terceirização no setor. Por exemplo boa parte da formação de aviadores poderia ser realizada por instituições privadas com a locação de aeronaves e simuladores. Da mesma forma a saúde dos dependentes de militares poderia ser custeada como todos os outros servidores públicos bom a contratação de um plano de saúde, etc. Etc. Etc…
É uma solução para atualizarmos a CMM na MB, pois a hora de adquirir um NCM para substituir os NV Aratu já passou, a muito tempo, somente com a incorporação da tecnologia dos autônomos para recuperarmos o tempo perdido.