Paris e Gênova – A Naviris e a eurosam alcançaram um marco significativo para o Programa de Modernização de Meia Vida (Mid-Life Upgrade ) da classe Horizon, uma iniciativa fundamental para as Marinhas Italiana e Francesa, com a conclusão da primeira “Revisão Crítica de Projeto” (CDR). Este marco marca oficialmente a transição da fase de projeto para a fase de produção do Programa.
Originalmente entregues entre 2009 e 2011, os navios da classe Horizon (Andrea Doria, Caio Duilio, Forbin e Chevalier Paul), passarão por sua modernização de meia vida entre 2026 e 2030. Esta modernização visa garantir que essas embarcações permaneçam equipadas com tecnologia de ponta e capacidades aprimoradas, estendendo sua vida útil operacional e, ao mesmo tempo, preservando e expandindo seu desempenho superior.

Adjudicado em julho de 2023 pela OCCAr (Organisation Conjointe de Coopération en matière d’Armements), agindo em nome das nações francesa e italiana, o contrato para o Mid-Life Upgrade da classe Horizon (HRZ MLU) é liderado pela Naviris e pela eurosam e apoiado pela Fincantieri, Naval Group e parceiros importantes como Leonardo, Thales, SiGen e MBDA.
O Programa HRZ MLU atende aos principais requisitos nacionais, com foco no desenvolvimento, produção e integração a bordo do sistema de Guerra Antiaérea (AAW) PAAMS baseado no míssil Aster da MBDA e dos sistemas de domínio dos Sistemas de Guerra Eletrônica (EWS), fornecendo capacidades e desempenhos novos e aprimorados contra as ameaças mais modernas, ao mesmo tempo em que resolve a obsolescência e atualiza os sistemas para garantir confiabilidade e eficácia contínuas.

Após a conclusão da Revisão do Projeto do Sistema (SDR) em 2024 e da CDR em abril de 2025, a integração dos novos sistemas está programada da seguinte forma:
- Marinha Italiana: A integração no primeiro navio da classe começará em meados de 2026, seguida pelo navio seguinte no final de 2027;
- Marinha Francesa: A integração no primeiro navio da classe começará em meados de 2028, seguida pelo navio seguinte no final de 2029.
Todas as atividades de atualização estão programadas para serem concluídas até 2030, consolidando a posição dos navios da classe Horizon como ativos de ponta para a defesa nacional.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Manda dois para a MB