Por Andrew Dyer
SAN DIEGO – Na próxima semana, a Marinha dos EUA dará mais um passo para adicionar a aeronave mais nova e furtiva do Pentágono às suas alas aéreas.
O porta-aviões USS Theodore Roosevelt (CVN 71), com sede em San Diego, deixará a base naval na sexta-feira transferindo seu porto de origem para Bremerton, Washington, onde passará por manutenção e reforma que permitirá que o navio opere com o F-35C, anunciou a Marinha .
O navio ficará em manutenção por 16 a 18 meses, disse Steven Fiebing, porta-voz da Aviação Naval em San Diego. Espera-se que cerca de 3.000 marinheiros e suas famílias se mudem para Washington, disse a Marinha em um comunicado.
O Theodore Roosevelt será o último dos três porta-aviões atualmente baseados em San Diego a usar a versão F-35C do caça; o Carl Vinson está atualmente passando por testes de pré-implantação, antes do que será a primeira implantação dos caças em porta aviões. Nos próximos meses, o Lincoln também implantará o que será a primeira vez para o Corpo de Fuzileiros Navais com o F-35C, disse Fiebing.
O Esquadrão de Ataque de Fuzileiros Navais 314, conhecido como Black Knights, baseado na Estação Aérea dos Fuzileiros Navais em Miramar, se tornou o primeiro esquadrão dos Fuzileiros Navais a atingir capacidade operacional total com o F-35C em 1º de julho, disse o Corpo de Fuzileiros Navais em um comunicado.
O F-35C é a terceira e última variante do Joint Strike Fighter de um trilhão de dólares do Pentágono a atingir o marco operacional de implantação. O maior dos três tipos de aeronaves, a variante “A”, é pilotado nos EUA pela Força Aérea. A variante “B”, uma aeronave com capacidade de decolagem curta e aterrissagem vertical, é utilizada pelo Corpo de Fuzileiros Navais desde 2018 e opera a partir de navios anfíbios da Marinha.
O “C” é pilotado pela Marinha e pelo Corpo de Fuzileiros Navais, e é projetado para operar como parte de uma ala aérea de porta-aviões da Marinha. Ele tem uma envergadura e um alcance maior para atender às demandas de operações dos porta aviões.
Essa integração da ala aérea dependia de alguns fatores, disse o comandante. Zachary Harrell, porta-voz da Aviação Naval.
Os porta-aviões da classe Nimitz, disse Harrell, precisam ter defletores mais fortes instalados em seus conveses de vôo para lidar com a explosão do motor do F-35C. Alguns espaços internos dos navios também precisam ser reformados para as missões do F-35.
No entanto, não são apenas atualizações materiais que os navios precisam para implantar com o caça de próxima geração, disse Harrell. Eles também têm que integrar outra aeronave, o CMV-22B Osprey.
“Qualquer porta-aviões com F-35 precisará de um esquadrão CMV”, disse Harrell. “Você precisa do Osprey para carregar o módulo do motor do F-35.”
Esses módulos, disse Harrell, são grandes demais para os helicópteros MH-60 da Marinha e as aeronaves C-2 Greyhound, que normalmente carregam peças de reposição.
Todos os esquadrões Osprey atuais da Marinha operam fora da Naval Air Station North Island, uma vez que apenas os porta-aviões da Costa Oeste estão configurados para implantar com o F-35.
O furtivo F-35 traz novos recursos para as alas aéreas, de acordo com os pilotos que os pilotaram. Sensores avançados, comunicações e controles touch-screen da cabine tornam os jatos fáceis de voar, disse um piloto do Corpo de Fuzileiros Navais ao Union-Tribune no ano passado. Isso permite que os pilotos se concentrem em suas missões.
Os caças são o sistema de armas mais caro já implementado pelo Pentágono e deve custar mais de US $ 1 trilhão para operar e manter ao longo de sua vida. Um esquadrão F-35C será integrado em cada uma das duas alas aéreas, disse Harrell.
Além do retrofit, o Roosevelt também receberá atualizações em seu sistema de autodefesa, em sua metralhadora de 25 mm e em sua rede de computadores.
As equipes de manutenção também trabalharão no casco, leme, eixo de propulsão e âncora do navio, enquanto o navio estiver na doca seca no Estaleiro Naval de Puget Sound.
Os porta-aviões nucleares da classe Nimitz têm vida útil de 50 anos, mas exigem manutenção frequente e atualizações tecnológicas, incluindo um reabastecimento de meia-idade único e plurianual que é feito na costa leste. Alguma manutenção é realizada rotineiramente em San Diego, mas uma manutenção mais envolvente exige trabalho ocasional em Bremerton.
O Estaleiro Naval de Puget Sound tem a única doca seca na Costa Oeste grande o suficiente para os porta aviões da classe Nimitz. Devido a esses requisitos de manutenção, a Marinha frequentemente realoca seus porta-aviões.
Fiebing disse que os líderes da Marinha ainda não decidiram se o Roosevelt retornará a San Diego após seu tempo nos estaleiros. O último porta aviões com sede em San Diego transferido de San Diego para Bremerton, o Carl Vinson, partiu em janeiro de 2019 e voltou em setembro após mais de um ano e meio de manutenção em Washington.
O Abraham Lincoln chegou a San Diego em janeiro de 2020 após uma implantação ao redor do mundo de 10 meses após seu reabastecimento e manutenção na meia vida em Norfolk, Virgínia.
Os porta aviões são uma vantagem econômica para a região. De acordo com o Relatório de Impacto Econômico Militar de San Diego de 2020 da UC San Diego e do Conselho Consultivo Militar de San Diego, os três porta aviões contribuem com US $ 767 milhões cada ano para a economia da área. O relatório indicou que os gastos militares em San Diego suavizaram o impacto econômico da pandemia em 2020.
Para o Theodore Roosevelt, a mudança para o norte ocorre depois de 18 meses tumultuados para o navio e sua tripulação.
Depois de deixar San Diego em janeiro de 2020 para uma implantação de rotina, a tripulação se viu na vanguarda da pandemia de coronavírus quando vários marinheiros contraíram o vírus após uma escala no Vietnã. Deixado de lado por mês em Guam, o vírus acabaria infectando um terço da tripulação.
O capitão do navio na época, o capitão Brett Crozier, foi demitido pelo então secretário em exercício da Marinha, Thomas Modly, depois que uma carta de Crozier criticando como a Frota do Pacífico estava lidando com o surto vazou para a mídia. O próprio Modly então renunciou após fazer comentários depreciativos sobre Crozier para a tripulação dias após a demissão. Um suboficial de 41 anos morreu com o vírus.
O navio voltou a San Diego no verão passado, mas rapidamente começou a se preparar para mais uma implantação. Os marinheiros começaram uma quarentena pré-implantação obrigatória em novembro e deixaram San Diego em 7 de dezembro, o que significa que eles estavam longe de suas famílias durante o feriado de Ação de Graças e dezembro. Durante sua segunda implantação em um ano, o navio não visitou nenhum porto, retornando a San Diego em maio.
TRADUÇÃOE ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: The San Diego Union-Tribune