Por Guilherme Wiltgen
A NUCLEP divulgou que o seu Presidente, Carlos Henrique Silva Seixas, esteve na última sexta-feira (24) com o Contra Almirante Manoel Luiz Pavão Barroso,
Comandante da Força de Submarinos, na Base de Submarinos da Ilha da Madeira (BSIM), no Complexo Naval de Itaguaí.
Na pauta do encontro, o importante trabalho da NUCLEP para a Marinha do Brasil, tendo como principais clientes na sua contribuição para a obra do primeiro Submarino Convencional de Propulsão Nuclear (SCPN).
Será no piso fabril da NUCLEP que serão fabricados a seção de qualificação e os cascos resistentes do futuro SCPN.
O Programa de Desenvolvimento de Submarinos com Propulsão Nuclear (PROSUB) é um programa de Estado, por isso possui uma grande envergadura e elevada complexidade. Ele visa aprimorar o Poder de Dissuasão e Proteção da águas de interesse do Brasil, promovendo dessa forma um aumento da presença mais efetiva no Atlântico Sul e assim agregar valor ao Brasil no conceito das nações.
Cabe ressaltar que o impacto proporcionado pelo desenvolvimento e aprimoramento das tecnologias empregadas no SCPN, vai elevar os níveis da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil, tendo como resultado a geração de empregos altamente qualificados e tecnologia de ponta, que hoje é dominada por um seleto grupo de países que possuem a capacidade de projetar e construir submarinos nucleares.
A Marinha do Brasil segue seu programa para alcançar o objetivo de lançar ao mar o “Álvaro Alberto”, que será o seu primeiro Submarino Convencional de Propulsão Nuclear.
Galera que gosta de um tour…
Já vi que você não é daqui do RJ né? A NUCLEP fica bem perto da Base, aliás é de lá que saem as partes dos subs para a montagem no Estaleiro da BSIM.
Se os projetos andassem mais rápido por causa das visitas, já teríamos 2 submarinos nucleares.