“Nós fazemos a Esquadra ir mais longe”
O Navio de Tanque Almirante Gastão Motta (G 23), primeiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil, foi construído no Rio de Janeiro pelo estaleiro Ishikawajima do Brasil S/A (ISHIBRAS).
Teve sua quilha batida em 11 de dezembro de 1989, sendo lançado ao mar e batizado em 1º de junho de 1990, tendo como Madrinha de Batismo a Sra. Maria Elisa Boisson Motta, viúva do Almirante Gastão Motta.
Estiveram presentes a cerimônia, além do Presidente da ISHIBRAS, Embaixador Manoel Pio Corrêa, o Diretor de Engenharia Naval, VA (EN) Élcio de Sá Freitas, e o ex-Ministro da Marinha, Almirante-de-Esquadra Henrique Sabóia.
Após realizar as suas provas de mar, foi submetido a Mostra de Armamento e incorporado à Armada em 26 de novembro de 1991, em cerimônia presidida pelo então Chefe do Estado-maior da Armada, Almirante-de-Esquadra João Baptista Paoliello.
Seu atual Comandante é o Capitão-de-Fragata André Sá de Mattos.
NOTA DO EDITOR: Bravo Zulu “São Bernardo”!
A última referência dele na internet é de setembro de 2012
ou seja, 2 anos e 2 meses atrás e não 3 anos.
O Marajó desde então, tem estado mais ativo, deduzo então
que o G 23 esteja em manutenção ??
è, tudo muito bom, tudo muito bonito, mas tá 3 anos sem sair do cais , não tem geradores desde o incendio em fortaleza… mais um fazendo número no quadro de meios da MB, junto com a bosisio, matoso maia, são paulo, 3 corvetas classe inhaúma… e por aí vai…