O Navio Patrulha Oceânico (NPaOc) Araguari (P 122), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNE), realizou entre os dias 4 e 9 de janeiro, ações de presença nos Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo.
Durante a comissão, uma comitiva do Comando do 3º Distrito Naval (3ºDN) visitou a Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e São Paulo e o terreno onde funcionará a Estação Científica de Fernando de Noronha.
No Arquipélago de Fernando de Noronha também foi visitada a Câmara Hiperbárica instalada nas dependências do Hospital São Lucas. O equipamento é utilizado no tratamento de doenças descompressivas decorrentes de acidentes de mergulho, bem como em outros casos que necessitem de oxigenoterapia hiperbárica.
Já no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, além do apoio logístico prestado, militares habilitados para desinfecção de ambientes, material e pessoal realizaram a descontaminação da estação científica, como medida de prevenção e enfrentamento ao novo coronavírus.
No decorrer da comissão, o NPaOc Araguari realizou, ainda, ações de inspeção naval, com o propósito de contribuir com a salvaguarda da vida humana no mar e a segurança da navegação na área de jurisdição do Com3ºDN.
FONTE: MB
Eu acho a classe Amazonas os navios mais bem aproveitados do Brasil.
São eficientes em suas missões e resolvem um monte de problemas de nossa marinha uma pena não ter uns 24 destes
Belo navio Patrulha, pena que muito mal armado. No mínimo deveriam colocar um bofors MK4 40mm com munições 3P, que poderia ser utilizado tanto para atacar quanto para defesa antiaérea de ponto.
Esta unidade é um NPa, esta devidamente armada…
Negativo, até os novos patrulhas Macaé de 500ton vão receber esse canhão MK4 40mm.
Em outras marinhas pequenas, como é o nosso caso, existem muitos patrulhas com certo nível de poder de ataque/defesa.
Outro exemplo, veja o Patrulha dos EUA que estão aqui….1 canhão de 57mm e ainda por cima um phalanks ciws.