O Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Araguari (P 122) e o Navio-Patrulha (NPa) Macau (P 71), subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (ComGptPatNavNe), receberam, no mês de agosto, militares do Instituto de Pesquisas da Marinha (IpqM) para a instalação do Centro Integrado de Sensores e Navegação Eletrônica (CISNE).
A ferramenta representou melhoria na capacidade operativa dos meios navais, observada durante atividades realizadas na área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN), contribuindo no auxílio à navegação dos dois navios.
O CISNE foi desenvolvido pelo IpqM e consiste em uma plataforma integrada dos sensores do navio, cujo objetivo primário é a navegação por meio de cartas eletrônicas vetoriais, que também pode auxiliar na vigilância e treinamento.
A plataforma possui, ainda, a capacidade de integração com outros sistemas, como Sistema de Simulação e Treinamento Tático Versão 3 (SSTT-3) e o Sistema de Comando e Controle Georreferenciado (SisC2Geo).
FONTE: MB
Bonitos este Napaocs, precisava de uma dezena a mais deles para patrulha de nossa amazonia azul.