Por Guilherme Wiltgen
O Navio Patrulha Oceânico Apa (P 121) vai realizar as Operações Guinex-IV e Obangame Express 2024, na costa africana.
O NPaOc brasileiro fará visitas programadas aos países do Golfo da Guiné e participará de treinamentos com as suas Marinhas e Guardas-Costeiras, fazendo ações de presença nos países amigos do Entorno Estratégico Brasileiro.
A operação Guinex, desenvolvida pela MB, reforça a interoperabilidade com as Forças Navais, bem como incrementam a capacitação dos meios envolvidos em respostas rápidas contra ameaças assimétricas, em ações de combate a ilícitos no mar e pirataria, além de reforçar o compromisso mútuo das nações com a segurança marítima internacional.
Já o exercício Obangame Express 2024 tem o propósito de treinar os países africanos da costa ocidental e central para fortalecimento da segurança marítima na região do Golfo da Guiné, por meio de adestramentos de simulação de combate à pesca ilegal, à poluição no mar, à pirataria, ao terrorismo, e de busca e salvamento. A operação é conduzida pela Marinha dos Estados Unidos (US Navy).
O NPaOc Apa realizará ação de presença, estreitamento dos laços de amizade com os países visitados e promoverá a interoperabilidade e a proficiência regional marítima no Golfo da Guiné, que está situado na costa ocidental da África, e possui elevada relevância em termos estratégicos e diplomáticos para o Brasil.
Estes exercícios requerem patrulhas mesmo.
Não tem fragatas e as que possui estão desmanchando então vamos de patrulha né, que situação, vamos torcer pras Tamandaré não sofrerem atrasos.