Em 05 de abril, o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) Apa (P 121), subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, realizou a manutenção da qualificação de equipes de manobra com helicópteros (EQMAN-SE), com apoio da aeronave IH-6B Bell Jet Ranger III, do 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1) da Marinha do Brasil (MB). Na sequência, operou com a aeronave H-36 Caracal, da Força Aérea Brasileira (FAB), no litoral do Rio de Janeiro (RJ).
A comissão teve o propósito de realizar operações aéreas em proveito da qualificação dos militares recém-cursados em Manobra e Crash, além dos oficiais e praças de navios que operam com aeronaves, subordinados ao Comando-em-Chefe da Esquadra e ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste.
A qualificação habilita a execução de tarefas para as mais variadas missões, inclusive as operações de busca e salvamento (SAR – Search and Rescue), que contribuem para a salvaguarda da vida humana no mar.
Após a qualificação, o NPaOc Apa realizou manobras de resgate e içamento com a aeronave H-36 Caracal do 3º/8º GAv da FAB, proporcionando a troca de experiências e assimilação de procedimentos técnicos nas operações aéreas, ampliando suas capacidades e ratificando a interoperabilidade para a execução de operações conjuntas.
Agora só falta operar com submarinos.