Por Guilherme Wiltgen
Em setembro, o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas (P 120) vai suspender para participar da Operação GRAND AFRICAN NEMO 2023, na costa ocidental africana.
A ação tem como propósito aprimorar a cooperação entre as Marinhas dos países da África Ocidental e dos demais países participantes, por intermédio de exercícios de combate aos ilícitos marítimos, a fim de contribuir para a segurança marítima no Golfo da Guiné.
O exercício Grand African NEMO 2023, ocorrerá no Golfo da Guiné de 10 a 15 de outubro de 2023 e o NPaOc Amazonas vai visitar os portos da Angola, Costa do Marfim, Namíbia e Togo.
O exercício Grand African NEMO, juntamente com o Obangame Express, são as duas operações multilaterais realizadas anualmente no Golfo da Guiné que contam com a presença da Marinha do Brasil.
A participação brasileira nesta Operação, além de incrementar a interoperabilidade entre as Marinhas, reforça os laços de amizade com os países da costa ocidental africana, contribuindo para a segurança marítima da região e, sobretudo, fortalecendo a Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), de modo a consolidar o Brasil como ator regional relevante e influente em nosso entorno estratégico.
Considerando a situação atual da ECOWAS e a coalizão pró-Níger, temo que estarão navegando em aguas que poderão tornar-se bastante quentes em breve….
Ate hoje eel ta sem radar, isso mostra como nossas forçar armadas sao levadas a serio
Essa classe foi uma compra de ouro para o Brasil,pena não termos encomendado 2 com hangar, existem até corvetas derivadas delas…
Boa tarde amigo Guilherme você pode me dizer se o PAC defesa já destinou verba para construir 12 Npa 500BR?
Essa é a unidade que está sem o radar? Qual a dificuldade de selecionar um novo radar? Seriam razões técnicas ou financeiras?