O Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ) realizou, no dia 11 de dezembro, a docagem do casco 137, futuro Navio Patrulha (NPa) “Maracanã”, no Dique Almirante Régis, com o propósito de promover a flutuação do mesmo.
Para garantir o êxito dessa etapa, a manobra foi precedida de serviços, inspeções e testes para garantir a estanqueidade do casco. Foram realizadas inspeções de solda das uniões do chapeamento do casco, dos tanques e da proteção catódica e pintura, além da reinstalação das válvulas de costado e fundo e tamponamento de aberturas nas obras vivas.
A flutuação ocorreu com sucesso em 12 de dezembro. A próxima fase consiste na atracação do casco no Cais Sul do AMRJ, dando início à fase de delineamento e verificação de todos os sistemas de bordo a fim de definir o estágio em que se encontra a montagem do meio naval.
FONTE e FOTO: MB
Apesar deste casco não ter sido aprovado com louvor pela MB (Vigilante 400 CL54) , poderiam tentar finalizar mais 2 cascos e ai passava para a modificação NaPacost 500-br!
As tamandares serão montadas aqui ou fora? Não dá pra fazer uma zona franca para compras de governo. Empresas extrageiras montando aqui. E qual é a propulsão do Maracanã, qual especificação?
Se o futuro Maracanã pode flutuar, por que não foi rebocado das instalações do Eisa para o Arsenal da Marinha? Estranho!
Talvez a MB quisesse antes inspecionar criteriosamente a embarcação, já imaginou se acontece alguma coisa entre o EISA e o AMRJ? Estaria fazendo a pergunta inversa…
Primeiro, há que se compreender o cenário: o casco 137 (futuro Npa. Maracanã) foi posto a flutuar no AMRJ, após o traslado do EISA por via marítima.
Como segundo aspecto, decerto a essência de vossa pergunta, fica a dúvida de que o evento em tela poderia ter sido realizado no perímetro industrial do EISA. Neste ponto, cabe a lembrança de que o estaleiro está sob a tutela de uma Recuperação Judicial, onde todas as atividades (exceto a de vigilância e guarda patrimonial) estão suspensas. Não haveria condições operacionais de se proceder às avaliações necessárias, no citado perímetro, para a intentada flutuação.
Entendo que a Marinha do Brasil procedeu adequadamente.
Espero ter esclarecido a sua ilação. Atenciosamente,
De Luca, Vicente Roberto.
Qual a diferenca dos macaes para a classe amazonas?
Gualberto, a Classe Macaé são Navios Patrulha costeiros que atuam mais próximo da costa e a Classe Amazonas são Navios Patrulha Oceânicos que atuam em águas mais distantes!
Beleza, mais umas cinco até 2020 seria otimo. Tem um pessoal em vitoria, formados pelos japoneses no Senai, que em semanas deixaria essa nave pronta, com sistemas e tudo. Deixando so as armas para a instalar depois. . Vi o trabalho deles nos navios da petrobras em manaus. Deveria haver ema mudança na lei de contratos e fazer alguns obetivos sairem rapido do papel.
Existe mais quantos cascos inacabados….
Ola boa tarde existe quantos mais cascos inacabados .
Igual ao Maracanã nenhum. Tem 2 que estão adiantados mas nem perto do que estado do Maracanã
Obrigado.
Está bonito!
Muito bom; já era para estar navegando a muitos anos!