Por Tomasz Grotnik
O novo navio de coleta de inteligência HMS Artemis (A 202) substituirá o HMS Orion (A 201), de 40 anos. Antes que a embarcação esteja pronta para a sua primeira missão, algum trabalho precisa ser feito. Isso inclui operações de certificação e testes para sintonizar equipamentos SIGINT (Inteligência de Sinais). Espera-se que Artemis conduza sua primeira viagem operacional no Mar Báltico no próximo ano.
A difícil história de Artemis
A embarcação SIGINT HMS Artemis foi construída no âmbito do Projeto B104, um contrato assinado entre a Saab e a FMV em 26 de abril de 2017. O projeto conceitual, incluindo equipamentos especiais, foi feito pela FMV e Saab Kockums. Os projetos técnicos e detalhados foram desenvolvidos pelo escritório polonês MMC Ship Design & Marine Consulting.
A empresa sueca subcontratou a construção da plataforma do navio à polaca Stocznia Remontowa “Nauta” em Gdynia. A “Nauta” foi responsável pela construção da plataforma, seus equipamentos e mecanismos, e pela execução dos HAT (Harbour Acceptance Trials) e SAT (Sea Acceptance Trials). O SAT deveria completar a fase polaca do programa, após a qual o navio por conta própria se deslocaria para a Saab Kockums em Karlskrona, para receber equipamento especial.
A “Nauta” terceirizou a produção do casco para outro subcontratado. o PGZ Stocznia Wojenna em Gdynia. O corte do aço começou em 1º de março de 2018 e em 15 de junho foi batida a quilha da embarcação. O navio foi lançado ao mar em 17 de abril de 2019 , após o qual seu casco foi rebocado para “Nauta”.
Infelizmente, como resultado dos problemas financeiros de “Nauta”, o processo de construção foi interrompido, e o inacabado Artemis deixou Gdynia na noite de 15 de fevereiro de 2021 no reboque AHTS Opal, e chegou ao estaleiro Saab Kockums em Karlskrona no dia seguinte. Em 2 de novembro de 2022, o navio iniciou testes de mar na área de Karlskrona.
O Artemis tem comprimento de 76,4 m, largura de 14,0 m, deslocamento de cerca de 3.000 toneladas, propulsão diesel-elétrica com quatro grupos geradores de 990 kW cada e dois propulsores azimutais principais, proporcionando velocidade de cerca de 14 nós. Existem dois propulsores de proa para melhorar a manobrabilidade. São 35 cabines simples e duplas com instalações sanitárias, com 40 beliches para tripulantes e operadores de sistemas de missão. Os operadores são da FRA (National Defence Radio Establishment).
O projeto Artemis foi utilizado para desenvolver sua variante, com base na qual estão sendo construídos dois navios semelhantes do Projeto 107, sob o codinome Delfin (Dolphin), para a Marinha Polonesa.
O Delfin
No mesmo dia, teve início o corte de aço para a produção do segundo navio SIGINT para a Marinha Polonesa na Remontowa Shipbuilding. O navio será nomeado ORP Henryk Zygalski em homenagem ao criptologista polonês que fez parte da equipe que quebrou a cifra do dispositivo eletromecânico de cifra Enigma.
O primeiro navio, ORP Jerzy Różycki está em construção desde abril deste ano. Sua quilha foi lançada em julho. A cerimônia de lançamento está prevista para junho de 2024, enquanto a entrega de ambos os navios à Agência de Armamento e depois à Marinha Polaca está prevista para o final de 2027.
O contrato para os dois Delfins, no valor de cerca de 620 milhões de euros, foi assinado entre a Saab e a Agência de Armamento em 2002. A Saab contratou a Remontowa Shipbuilding para construir as embarcações. O estaleiro construirá plataformas completas e prontas para operar, mas sem os equipamentos SIGINT que a Saab integrará.
FONTE: Naval News