Chegou nesse domingo (5) a Punta Arenas o novo quebra-gelo da Armada Chilena Almirante Viel (AGB-46), unidade que fará parte do Trinômio Antártico na macrozona sul. Desde cedo sua figura imponente começou a ser vista no horizonte da cidade, despertando a admiração de vizinhos e visitantes, que saudaram sua chegada com lenços brancos e bandeiras.
Ao chegar ao Cais Prat da Companhia Portuária Austral, o “Almirante Viel” foi recebido pelas autoridades locais e regionais, representantes de instituições e do corpo diplomático presente em Punta Arenas. A Banda da Terceira Zona Naval acompanhou solenemente a chegadado navio.
O Governador Regional, Jorge Flies, o Delegado Presidencial, José Ruiz, e o Prefeito de Punta Arenas, Claudio Radonich, embarcaram no quebra-gelo através de um helicóptero naval junto com o Comandante-em-Chefe da Terceira Zona Naval, Contra-Almirante Jorge Castle. Durante a visita pelas suas modernas instalações, conheceram as capacidades logísticas e científicas do navio, além da sua relevância estratégica para a região e para o país.
O Contra-Almirante Castillo destacou que a chegada do quebra-gelo a Punta Arenas marca um dia histórico, pois é o primeiro navio do tipo construído na América do Sul e o mais próximo da Antártica no mundo a operar. “A grande capacidade que este quebra-gelo nos dará é a de operar 365 dias por ano na Antártica, baseada na possibilidade de quebrar gelo até 1 metro de espessura e nos permitirá dar um verdadeiro apoio de base, cumprindo as tarefas da Instituição e do presença efetiva em favor de sua soberania”, descreveu.
Por sua vez, o Governador Regional, Jorge Flies, expressou: “Estamos muito felizes em recebê-los em nossa região, em Punta Arenas, e esperamos que o trabalho em cada um de nossos portos, de Natales, Puerto Williams e Punta Arenas, e finalmente todo o trabalho antártico terá um tremendo sucesso nas próximas décadas. Hoje, recebê-lo aqui em Punta Arenas é verdadeiramente emocionante. Sem dúvida, este navio estará totalmente integrado na imagem permanente da região e no coração de cada um.”
José Ruiz Pivcevic, Delegado Presidencial da região, enfatizou as avançadas capacidades logísticas da Unidade disse que “É notável a vocação científica deste navio, com laboratórios e praticamente um mini hospital dentro do navio, o que é um orgulho que tenha sido construído no nosso país. Este navio reforça a nossa vocação antártica e será um ícone para a cidade. As suas capacidades operacionais e científicas são impressionantes e a sua presença aqui destaca a importante ligação da nossa região com a Antártica”.
Por sua vez, o Prefeito de Punta Arenas, Claudio Radonich, expressou o orgulho que significa para a cidade contar com esta Unidade, e disse que “Este navio, construído 100% pela ASMAR, marca um novo marco para Punta Arenas, consolidando-se como a principal porta de entrada para a Antártica. Nos sentimos muito felizes. Dou um grande abraço a todos os construtores deste grande navio, mas também à decisão de ter seu porto de origem em Punta Arenas.”
Após a chegada do navio ao cais, foi realizada uma recepção a bordo com a participação de representantes do mundo acadêmico, do corpo diplomático, chefes dos serviços locais e empresários regionais. Durante o evento, o Comandante da Unidade, Capitão Juan Pablo Enríquez, apresentou as capacidades e características do navio, abordando seu papel em futuras missões no Território Antártico Chileno.
Posteriormente, como parte do dia aberto, um grande número de pessoas de Punta Arenas tiveram a oportunidade de visitar a Unidade. Guiados pela tripulação do quebra-gelo, os participantes puderam explorar diversas áreas do navio, incluindo as salas científicas, as unidades clínicas, os instrumentos de bordo e o Passadiço, o que gerou grande interesse. Cerca de três mil pessoas desfrutaram desta experiência na tarde de domingo.
Primeira Missão Antártica
No dia 9 de janeiro está prevista a partida do “Almirante Viel” rumo ao Território Antártico Chileno, acompanhado pelo rebocador de alto mar “Lientur”. Esta navegação marca o início de uma nova etapa para a Marinha do Chile, reafirmando o seu compromisso com a paz, a ciência e a presença soberana no continente branco.
O “Almirante Viel”, maior quebra-gelo construído na América do Sul, tem tripulação de 77 marinheiros e capacidade para abrigar 34 cientistas. Equipado com ecobatímetros, laboratórios especializados e sistemas de coleta de amostras, consolida-se como referência em pesquisas polares. Além disso, sua capacidade logística se completa com 19 contêineres de 20 pés, espaço para 400 m³ de combustível e 300 tambores de combustível de aviação, além de possuir convoo e hangar com capacidade para dois helicópteros médios.
FONTE: Armada de Chile
ADAPTAÇÃO: DAN