Por Xavier Vavasseur
O Ministério da Defesa norueguês anunciou que um acordo foi alcançado em relação aos submarinos Tipo 212CD. Também há acordo sobre a aquisição conjunta de mísseis, bem como o desenvolvimento do Future Naval Strike Missile.
De acordo com o comunicado divulgado hoje, a Noruega e a Alemanha firmaram um acordo estratégico em 2017 que consiste na colaboração de equipamentos marítimos visando a aquisição conjunta de submarinos e mísseis navais idênticos.
Existe agora um acordo entre as organizações de compras da Noruega e da Alemanha e o estaleiro ThyssenKrupp Marine Systems sobre o contrato para novos submarinos idênticos. Também há acordo sobre a aquisição conjunta de mísseis, bem como o desenvolvimento do Future Naval Strike Missile.
Antes que o contrato final possa ser assinado, a parte alemã do contrato deve ser considerada e aprovada pelo parlamento alemão. A assinatura está marcada para o verão.
De acordo com o comunicado, o primeiro submarino será entregue em 2029. A estrutura de custo total para projetos de submarinos é de NOK 45 bilhões. Além do contrato do submarino, esta estrutura inclui a aquisição de armas, custos de implementação e provisões para contingências.
“A capacidade do submarino será essencial no trabalho de proteção do nosso flanco norte e da OTAN. Ao mesmo tempo, economias de escala são alcançadas operando navios idênticos. O projeto do submarino está intimamente ligado à aquisição conjunta dos modernos mísseis anti-superfície Naval Strike Missile, bem como ao desenvolvimento conjunto de um futuro Future Naval Strike Missile. Com isso, os empregos na Noruega serão garantidos até a próxima década. É reconfortante que seja o fabricante líder mundial de submarinos convencionais que agora começará a produzir os herdeiros da classe Ula. disse o Ministro da Defesa da Noruega, Frank Bakke-Jensen.
Sobre o Tipo 212CD
Após um processo de avaliação abrangente, o governo norueguês decidiu pela Alemanha como parceiro estratégico para novos submarinos em fevereiro de 2017. A parceria é baseada em uma compra comum germano-norueguesa e gestão vitalícia de novos submarinos idênticos. Os submarinos serão baseados no Tipo 212A e especificamente adaptados às necessidades das duas nações. O Type 212CD (Common Design) combinará as assinaturas baixas do 212A com alcance, velocidade e resistência estendidos para permitir operações em todo o mundo. Como parte da cooperação com a Noruega, a Alemanha deve adquirir mais dois submarinos do tipo (em uma compra em grupo com a Noruega, que obterá quatro). A Marinha alemã já opera seis submarinos 212A.
ORCCA será o sistema de gerenciamento de combate desse novo submarino.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval News