George Town – A capacidade de realizar uma missão com um submarino de combate do outro lado do mundo dentro de 24 horas agora se tornou realidade com o Neyk N3 construído pela Ocean Submarine. O submarino mais manobrável do mundo apresenta uma tecnologia de última geração que permite concluir missões, mesmo quando confrontadas com ataques cibernéticos.
“As armas modernas mudaram completamente a guerra”, diz Martin Van Eijk, CEO da Ocean Submarine. “A superioridade não é mais garantida para o país com o maior exército. Pequenas equipes de manobra com armas táticas são muito mais eficazes. Esse fato foi sublinhado pela recente destruição do capitânea russo Moskva por dois mísseis anti-navios de Netuno no conflito com a Ucrânia.”
São exatamente esses tipos de cenários que estão por trás da decisão da Ocean Submarine de desenvolver um submarino compacto que tenha benefícios significativos sobre os submarinos convencionais. “O Neyk é menor, mas carrega sistemas de armas completos”, acrescenta Van Eijk. “Ele pode fazer qualquer coisa que os submarinos atuais possam e, no entanto, sua equipe consiste apenas em 12 membros. Isso significa que você precisa de cinco vezes menos pessoas para operar um submarino completo.”
Velocidade
“Além disso, o submarino NEYK N3 foi projetado de tal maneira que pode ser transportado na aeronave de transporte militar da Lockheed C-5 Galaxy”, continua Van Eijk. “Essa velocidade e flexibilidade possibilitam a resposta imediata a situações. O submarino pode ser usado para coletar informações ou eliminar ameaças em qualquer lugar do mundo dentro de um dia. Estes são atributos únicos que diferenciam o submarino.”
A Ocean Submarine desenvolveu o Neyk N3 especificamente para monitorar ou eliminar alvos inimigos, como estações de radar, instalações de foguetes e postos de comando, não observados. Graças às suas excelentes propriedades furtivas e ao perfil de ruído extremamente baixo, o submarino também pode ser usado para implantar uma equipe de Seals da Marinha sem ser detectada, sem o risco de ser eliminado pelos modernos sistemas de armas.
Ataque cibernético
“Mesmo quando os ataques cibernéticos interrompem os sinais de rádio e tornam inutilizável o equipamento eletrônico, o Neyk N3 continuará executando suas tarefas”, explica Van Eijk. “Dois sistemas independentes são instalados para tornar isso possível, para que o submarino não dependa de equipamentos eletrônicos como periscópio, radar, sonar, sensores e monitores. Onde os submarinos atuais ficam cegos, esse não será o caso do Neyk N3, graças à sua grande cúpula esférica resistente à pressão. Este ‘cockpit de vidro’ permite que os pilotos monitorem outras embarcações e aeronaves e respondam rapidamente.”
Especificações
O submarino de combate NEYK3 possui um design robusto com um comprimento de 19 metros (63 pés) a 22 metros (73 pés) e excelentes propriedades furtivas. Os eletromotores são colocados fora do casco resistente e alimentam diretamente o hélice, produzindo um perfil de som muito baixo. O submarino também pode ativar seu eixo em apenas alguns segundos, trocando os eletromotores para a direção oposta. Isso permite que ao submarino evitar ameaças agudas e lançar torpedos muitas vezes mais rápido para eliminar alvos hostis. Além disso, o Neyk N3 pode percorrer distâncias subaquáticas muito mais longas do que os submarinos convencionais, graças ao seu design excepcional, lemes de mergulho maiores e solução inovadora de suprimento de energia. Além disso, possui uma capacidade de mergulho padrão de 300 metros (1.000 pés), que pode ser atualizada.
O NEYK3 pode ser equipado com vários sistemas de armas. Os sistemas primário e secundário são muito versáteis, apresentando dois tubos de lançamento para todos os tipos de torpedos, minas e mísseis, e podem ser equipados com vários tipos de armas de defesa. A missão de patrulha e ataque consiste na carga padrão de 2 torpedos pesados + carga útil adicional opcional de 8 torpedos de flanco. Os mísseis anti-navio supersônicos a bordo podem atingir uma velocidade de 0,75 Mach (900 km/h). Voando logo acima do nível do mar, os sistemas de radar hostis não terão chance de eliminar esses mísseis, garantindo ainda mais sua precisão alvo.
Também existem opções para instalar outros equipamentos, como uma câmara de alta pressão com uma trava de ar dentro e uma escotilha extra para deixar mergulhadores entrarem e sairem debaixo d’água. Esta escotilha também pode ser de grande valor em resgatar outras equipes submarinas, se necessário. Em suma, o design inovador e as dimensões compactas combinadas com sistemas inteligentes resultam no submarino de combate final e na guarda costeira invisível.
Sobre a Ocean Submarine
A Ocean Submarine é especializada no desenvolvimento de pequenos submarinos de última geração, com tecnologia avançada capaz de executar uma ampla gama de tarefas. De nossa base em George Town, nas Ilhas Cayman, realizamos pesquisas intensivas sobre o desenvolvimento de tecnologias inovadoras para submarinos há muitos anos. Atualmente, estamos trabalhando na última geração de submarinos que podem efetivamente proteger as costas em todo o mundo contra ameaças.
Nossos submarinos são produzidos com métodos inovadores de produção nos quais nossas máquinas de revestimento de primeira linha criam uma forma esférica incrivelmente precisa a partir de uma peça. Todas as peças extras são soldadas no lugar por robôs com a máxima precisão. Essas atividades ocorrem de acordo com os padrões mais altos do mundo e usando as máquinas mais avançadas.
Este submarino foi projetado para operações especiais de curta duração, não pode ser comparado com um submarino tradicional.
janela em submarino? Não me parece uma boa idéia e acho que a utilidade é bem reduzida
Muito bacana, jeito de aeronave em um submarino , por ser menor e tal vai ter uma autonomia bem reduzida em relação aos subs. normais mas creio que venha a ser efetivo no cumprimento de missões pontuais .
Gostei muito, altamente promissor…
Todo submarinista sonhou comandar um submarino assim. A minha consideração é que, na corrente de fatores que determinam a endurance de um submarino, normalmente o homem é o elo mais fraco. Com tripulação reduzida, operando em um espaço confinado, esse submarino deve ter uma autonomia baixa ou apresentar soluções interessantes para mitigação de fadiga e stress, conforto e condições sanitárias. Acredito também que com algumas adaptações esse navio seria muito útil na busca de um submarino sinistrado.
Concordo contigo, AMILTON, concordo!
Parece um misto de submarino com aeronave de patrulha. Mas de toda a forma é uma plataforma muito curiosa. Talvez, possa vir a ser uma solução interessante, assim como os submarinos drones, para marinhas de pequeno porte.