No período de 24/07/2016 a 18/12/2016, o Navio-Escola “Brasil” realizou a XXX Viagem de Instrução de Guardas-Marinha. Essa viagem teve como propósito prover instrução prática aos futuros Oficiais nas áreas de navegação, armamento, comunicações, eletrônica, máquinas, operações e administração naval.
O objetivo precípuo foi prepará-los para o exercício das funções de um Segundo-Tenente a bordo dos navios, Organizações Militares em terra ou em Unidades de Fuzileiros Navais.
Todos os recursos disponibilizados aos Guardas-Marinha visam à sua plena adaptação ao dia a dia de um Oficial, permitindo a prática dos ensinamentos aprendidos na Escola Naval e, durante a viagem, a execução de tarefas a bordo e de atividades conduzidas nos portos visitados.
O NE “Brasil” visitou dezenove portos em quatorze países: Salvador (Brasil), Las Palmas (Espanha), Sète (França), Mônaco, Civitavecchia (Itália), Barcelona (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Hamburgo (Alemanha), São Pesterbugo (Rússia), Estocolmo (Suécia), Amsterdã (Holanda), Lê Havre (França), Baltimore e Jacksonville (Estados Unidos da América), Havana (Cuba), Kingston (Jamaica), Cartagena (Colômbia) e Fortaleza (Brasil).
A Turma “Aspirante Vitor Lauria” é composta por 200 Guardas-Marinha, sendo 136 do Corpo da Armada, 33 do Corpo de Fuzileiros Navais e 31 do Corpo de Intendentes da Marinha. Participarão, ainda, três Segundos-Tenentes primeiros colocados dos cursos de especialização realizados no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk; e, como convidados, um Segundo-Tenente da Força Aérea Brasileira, um Segundo-Tenente do Exército Brasileiro, dois Oficiais da Marinha Mercante Nacional, três Servidores Civis da Marinha, além de sete convidados das seguintes Marinhas amigas: Argentina, Chile, França, Portugal, Uruguai e México.
A chegada do navio está programada para o dia 18 de dezembro, na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), às 11:00 horas.
FONTE: COMANDO DA FORÇA DE SUPERFÍCIE
Da mesma forma como deram uma bela alterada nas Niteroi para realizar o U-27 Brasil, poderiam ter partido para o mesmo conceito deste para implementar um NapaOc de 3800 ton….o bicho ficou barato e resistente….simplão….é um dos navios com mais milhas da MB….dá e sobra para NapaOc….uma boa derivação no passado poderia ter viabilizado isto….so motorização diesel….tem salões enormes….cabem até 400 pessoas entre tripulação + alunos….ficaria genericão, mas o importante é que o conceito se mostrou extremamente barato de manter com excelente disponibilidade….para NapaOc dá e sobra….