O Navio-Escola (NE) “Brasil” atracou na Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) no dia 9 de janeiro, concluindo, após cinco meses, a XXXV Viagem de Instrução de Guardas-Marinha (VIGM). A comissão marcou a promoção dos 178 GM da turma “Capitão-Mor Jerônimo de Albuquerque” ao posto de Segundo-Tenente.
O navio foi recepcionado pelo Comandante da Força de Superfície, Contra-Almirante Iunis Távora Said, que, logo após a atracação, proferiu um discurso de boas-vindas aos novos Oficiais da Marinha a bordo do U27.
A VIGM teve como objetivo complementar, com ênfase na experiência prática, os conhecimentos teóricos adquiridos pelos militares na Escola Naval durante o ciclo escolar, aprimorar a formação cultural dos novos Oficiais e representar o País e a Marinha nos portos visitados, promovendo o estreitamento dos laços de amizade
com as nações amigas.
Durante a viagem, foram ministradas aulas práticas de navegação, meteorologia, marinharia, operações navais, controle de avarias e administração naval, bem como foi conduzida a importante fase de adaptação à vida de bordo. Devido à situação epidemiológica vigente, foi adotado um protocolo de segurança especial durante toda a comissão, com medidas sanitárias e monitoramento médico da tripulação.
No período compreendido entre 4 de agosto de 2021 e 9 de janeiro de 2022, o Navio-Escola visitou 13 portos, em 11 países, incluindo o Brasil, seguindo esta sequência: Natal, Brasil; Mindelo, Cabo Verde; Lisboa, Portugal; Hamburgo, Alemanha; Londres, Inglaterra; Koper, Eslovênia; Pireu, Grécia; Civitavecchia, Itália, Toulon, França; Ponta Delgada, Portugal; Fort Lauderdale, Estados Unidos da América; Cartagena, Colômbia; e Fortaleza, Brasil.
FONTE: MB
A turma de branco está bem fora de forma!
muito rancho e pouco TFM….