Segundo uma nota da Embaixada do Brasil, na cidade da Praia, os 227 Guardas-Marinha embarcados no navio estarão em formatura no Convés, “prestando honras à República de Cabo Verde, proporcionando belas imagens”.
Logo mais, às 19h, o navio irá realizar três atos, a começar pela entrega à Reitora da Universidade de Cabo Verde, Judite Nascimento, os acervos de livros doados à Uni-CV por entidades brasileiras, que foram trazidos pelo Navio.
Haverá ainda a entrega das Espadas aos dois primeiros-oficiais cabo-verdianos formados na Escola Naval Brasileira, pela autoridade do Governo de maior precedência. Os Oficiais encontram-se, segundo a mesma fonte, embarcados no Navio-Escola Brasil, realizando a Viagem de Instrução com a turma formada na Escola Naval a que pertencem.
O outro ato, segundo a Embaixada do Brasil, é a condecoração do Ex-Ministro da Defesa de Cabo Verde, Jorge Tolentino, com a Ordem do Mérito Naval, e do Capitão do Mar Duarte Monteiro, com a Medalha de Mérito Tamandaré.
“Será uma cerimônia especial e cheia de significado, porque os dois primeiros-oficiais cabo-verdianos, primícias da cooperação no domínio da defesa entre Brasil e Cabo Verde, são naturais da Ilha de Santiago e receberão as espadas em sua terra natal, compartilhando esse momento de realização com familiares e amigos”.
No domingo, dia 04, o Navio estará aberto a visitação pública no horário de 14 as 18 horas.
O Navio-Escola “BRASIL” foi construído pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. Sua construção foi iniciada em Setembro de 1981 e, após dois anos, no dia 23 de Setembro de 1983, o navio foi lançado ao mar, tendo sido incorporado à Marinha em 21 de Agosto de 1986, ocasião em que foi transferido para o Setor Operativo.
FONTE E FOTO: Notícias
Seria possível uma matéria comparando o NE Brasil com as FCN, cujo projeto o originou? Por exemplo, ele poderia ser armado e teria condições de batalha? Penso ser interessante o tema.