No dia 5 de junho, duas aeronaves UH-15 Super Cougar decolaram simultaneamente, pela primeira vez, dos convoos A e Z do Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia”. Os aviões atuaram em prol da realização da projeção anfíbia em Itaóca (ES), durante a Operação “Sinal Vermelho”.
A nova capacitação do NDM “Bahia” poderá contribuir para a diversidade das operações aéreas desempenhadas pela Força Naval, como foi o caso do transporte de tropas e a retirada dos evacuados, no contexto de uma operação de evacuação de não combatentes. Dessa forma, a prontidão na atuação simultânea com duas aeronaves, de médio porte, elevou o grau de flexibilidade e versatilidade do navio.
FONTE: MB
Permita-me concordar discordando rsrsrsr….o HMS Ocean eh sim necessario e sera bem vindo na medida q assume de certa forma certas capacidades do N 12 Sao Paulo, reforca a operacao de helis , dos fuzileiros, na assistencia em situacoes de tragedias e auxilios a populacoes no Brasil e pqe nao no mundo aumentando exponencialmente o papel da MB no cenario mundial. Eh o q penso e acredito. Sds
Não sei se é preferível ao Ocean, mas acho que a MB deveria estar atenta a outras ofertas de oportunidade de navios anfíbios. Parece-me que duas, talvez três, possibilidades: o holandês Rotterdam, o australiano Choules e os italianos San Giorgio.
Este navio é um paradigma dentro da força naval. Ele já deveria ter vindo a pelo menos uns 10 anos atrás, mas, por n motivos que não preciso citar, nunca veio.
Este tipo de navio, ainda é preferível ao HMS Ocean, mesmo que as limitações do mesmo.
Pena que veio apenas um NDM.