Finalmente foi oficializada a aquisição do TCD Siroco pela Marinha do Brasil. O DAN já tinha noticiado a aquisição, mas nossos leitores estavam ávidos pela confirmação oficial, então ai está ela. Se não comemoraram antes aguardando a nota oficial, agora fiquem a vontade para comemorar.
DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL
AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO TJDL N.º 2/2015; Objeto: Obtenção por “oportunidade” de um Navio Doca Multipropósito (NDM), com todos seus sistema e subsistemas, duas Embarcações para Desembarque de Viaturas e Material (EDVM), uma Embarcação de Desembarque de Carga em Geral (EDCG), sobressalentes, ferramentas especiais, instrumentos e equipamentos de teste, documentação técnica, armamento orgânico (metralhadoras e lançadores de mísseis), equipamentos de salvatagem, combate à incêndios e controle de avarias, junto à Marinha Nacional Francesa.
Valor: C= 80.066.721,00 (oitenta milhões, sessenta e seis mil, setecentos e vinte e um euros), equivalentes à R$ 350.844.364,75 (trezentos e cinquenta milhões, oitocentos e quarenta e quatro mil, trezentos e sessenta e quatro reais e setenta e cinco centavos).
Enquadramento Legal: Inciso XXIX do art. 24 da Lei nº 8.666/93.
Processo nº 63007.003053/2015-27. Autorizado por DAS-102-2 HERALDO MESSEDER DE SOUZA, Ordenador de Despesa; Ratificação: V Alte (EN) FRANCISCO ROBERTO PORTELLA DEIANA em 06/11/2015, nos termos do art. 26 da Lei nº 8.666/1993.
MANOEL R. MACHADO FRANÇA
2° Gerente de Obtenção de Meios Distritais e da DHN
Padilha, nesses 350 milhões está incluso o PMG?
Negativo. Esse valor está bem especificado no DOU para o que se destina.
O navio não vai sofrer um pagamento na França e sim o retrofit de partes importantes ao seu bom funcionamento.
Em suma, fará as revisões calendáricas.
Padilha, nesses 350 milhões está incluso o PMG?
Negativo. Esse valor está bem especificado no DOU para o que se destina.
O navio não vai sofrer um pagamento na França e sim o retrofit de partes importantes ao seu bom funcionamento.
Em suma, fará as revisões calendáricas.
Se o Brasil comprasse o USS reagan, ainda assim algum “especialista” ia reclamar do preço, das condições, da côr , do governo, do PT. do PSDB, do Partidão e até de Deus que permitiu em ultima instancia a compra…. affff!!!!!!
Se o Brassil comprasse o SS
Se o Brasil comprasse o USS reagan, ainda assim algum “especialista” ia reclamar do preço, das condições, da côr , do governo, do PT. do PSDB, do Partidão e até de Deus que permitiu em ultima instancia a compra…. affff!!!!!!
Se o Brassil comprasse o SS
Se não engano, o Roterdam.
Parabéns a marinha pela compra do NDM G 40 Bahia ( L 9012 Siroco ).
Se não engano, o Roterdam.
Parabéns a marinha pela compra do NDM G 40 Bahia ( L 9012 Siroco ).
Marujo qual é o navio que a Holanda ta vencendo?
Em outro post não sei da onde tirei EDM….correto NDM…..obrigado! Espero pra visitá-lo no porto de Santos….
Marujo qual é o navio que a Holanda ta vencendo?
Em outro post não sei da onde tirei EDM….correto NDM…..obrigado! Espero pra visitá-lo no porto de Santos….
Padilha quando ele chegar cai para dentro e tira aquelas fotos de cada detalhe fazendo favor, o DAN tem moral na casa !
Xá comigo.
Tomara que agora o Ministério da Defesa dê um novo jeitinho para viabilizar a vinda do substituto do NDD Ceará. Já li que os holandeses querem vender o seu mais velho, que tem a idade do futuro NDM Bahia, ou um classe São Giorgio italiano, mais velho. A compra em questão mostrou que sempre é possível dar um jeitinho.
Padilha quando ele chegar cai para dentro e tira aquelas fotos de cada detalhe fazendo favor, o DAN tem moral na casa !
Xá comigo.
Tomara que agora o Ministério da Defesa dê um novo jeitinho para viabilizar a vinda do substituto do NDD Ceará. Já li que os holandeses querem vender o seu mais velho, que tem a idade do futuro NDM Bahia, ou um classe São Giorgio italiano, mais velho. A compra em questão mostrou que sempre é possível dar um jeitinho.
Fala o contrato que além do navio, viriam três embarcações de apoio, 2 EDVM e 1 EDCG. Alguém teria ideia de quais tipos seriam elas?
Boa! seria o máximo para nós leitores.
Deu mole a marinha ao fechar esse contrato agora. Tivesse se decidido antes economizava uns 70 milhões só por conta do câmbio. Pena.
Será que vai rolar matéria ( in loco )???
Isso ai ele não vai falar nem sob tortura rs…
Nunca se sabe. 🙂
Prezados Padilha e MB: Essa viagem de vinda pós PMG merece a presença de um correspondente do DAN para uma cobertura completa sobre o navio e sua missão, não? 😀
Sds o/
Quem sabe??
Fala o contrato que além do navio, viriam três embarcações de apoio, 2 EDVM e 1 EDCG. Alguém teria ideia de quais tipos seriam elas?
Boa! seria o máximo para nós leitores.
Deu mole a marinha ao fechar esse contrato agora. Tivesse se decidido antes economizava uns 70 milhões só por conta do câmbio. Pena.
Será que vai rolar matéria ( in loco )???
Isso ai ele não vai falar nem sob tortura rs…
Nunca se sabe. 🙂
Prezados Padilha e MB: Essa viagem de vinda pós PMG merece a presença de um correspondente do DAN para uma cobertura completa sobre o navio e sua missão, não? 😀
Sds o/
Quem sabe??
Acomodação para 200 pessoas, capacidade de 450 fuzileiros e até 1500 em casos de emergência. O hangar de voo acomoda até 07 helicópteros médios do tipo S.Puma, 02 aeronaves; 01 no convoo e outra na cobertura. Em capacidade normal pode reabastecer até 04 aeronaves. 13k m² de doca alagável. Comporta ainda duas salas de cirurgia e 47 leitos.
Um monstro! :clap:
Que venha o Siroco, o falado EDM Bahia….
Estavamos precisando e muito! Acredito que novas doutrinas e aperfeiçoamento de outras já existentes sejam empregadas, com maior capacidade e eficiência.
Vou apelidar ele de Painho do CFN….kkkk
NDM BAHIA
Luiz Gabriel, bota fácil aí mais uns 30 anos de serviço na MB…. por baixo!!!
Mostrando a cobra morta. Parabéns ao DAN!
Se a MB tivesse adquirido o irmão mais velho ai sim seria negocio.
DAN to com digo e não abro parabéns a marinha e a todos que ajudaram a trazer o siroco para o BRASIL e a vocês que tão noticias com total transparençia viva o BRASIL E PESSSOAS COMO VOÇES DAN
Ótimo! Agora é possível a montagem de outros navios desses futuramente pela MB, entro do contratado?
Pequenas duvidas, ele ja virá revisado ou virá pra Brasil primeiro e depois será feita sua revisão?
Outra, será o valor pago parcelado ou avista? pq se for parcelado, com a possivel recuperação financeira do pais, e a queda do dolar/euro, o valor viria a ficar bem menor do que os 350milhoes em questoes ou estou errado?
E por mais quantos anos essa embarcação poderia ser usada na frota da MB?
Finalmente uma ótima noticia , a nossa MB merece muito mais pois o nosso litoral é imenso ñ podemos se dà o luxo de relaxar , vamos ver se conseguimos compra um ou dois porta aviões para esquadra fica mais operacional, e dá logo um fim no SP que só estar dando prejuizos .
O armamento e:
3 Simbad
3 30 mm Breda-Mauser guns
4 12.7 mm M2-HB Browing
Acomodação para 200 pessoas, capacidade de 450 fuzileiros e até 1500 em casos de emergência. O hangar de voo acomoda até 07 helicópteros médios do tipo S.Puma, 02 aeronaves; 01 no convoo e outra na cobertura. Em capacidade normal pode reabastecer até 04 aeronaves. 13k m² de doca alagável. Comporta ainda duas salas de cirurgia e 47 leitos.
Um monstro! :clap:
Deixamos o Chile para tras , pois o nosso alem de ser 8 anos mais novo, veio completo, com sistema de defsa aerea simbad e mais 3 embarcacoes de desembarque, nao sei se no caso do chile vieram as 3 embarcacoes de desembardque, mas sei que nao veio com sistema de defesa aerea simbad.
Que venha o Siroco, o falado EDM Bahia….
Estavamos precisando e muito! Acredito que novas doutrinas e aperfeiçoamento de outras já existentes sejam empregadas, com maior capacidade e eficiência.
Vou apelidar ele de Painho do CFN….kkkk
NDM BAHIA
Luiz Gabriel, bota fácil aí mais uns 30 anos de serviço na MB…. por baixo!!!
Grande notícia. Obrigado DAN por nos manter bem informados. Que seja bem empregado pela MB.
Mostrando a cobra morta. Parabéns ao DAN!
Quanto aos motores eles serão os atuais ou será realizada a substituição?
Os motores serão os mesmos. O Comandante da Marinha me informou pessoalmente que não há a necessidade de troca e que todo o retrofit será feito lá antes do navio vir para o Brasil. Em tempo, a SEMT Pielstick foi vendida para a MAN, que no futuro nos assistirá aqui no Brasil.
Padilha então se está confirmado pelo próprio Comandante da Marinha que o NDM Bahia vai fazer o PMG lá na França as notícias que ele viria para o Brasil em Dezembro ou início de janeiro não tem fundamento…
PMG é em média de no mínimo 3/4 meses…
Obs. Por este documento oficial me parece que a MB enterrou de vez, talvez por excesso da cacofonia, a denominação anterior de NAM Bahia… 😉
Eu sirvo no NAM Bahia…
Se a MB tivesse adquirido o irmão mais velho ai sim seria negocio.
Segundo o site sputinik o Brasil está interessado no SU 35 Russo alguém sabe de alguma coisa???
Notícia furada de um executivo que não sabe de nada sobre o Brasil e nossa atual situação financeira. Nem publiquei pq aqui não se publica notícia furada.
Alguém sabe se a embarcação passou por alguma manutenção?
Ela irá sofrer um PMG lá na França antes de vir para o Brasil, ou seja, chegará aqui no Brasil pronta para o CIASA e entrar em fase 3, o que significa pronta para operar 100% com a Esquadra.
O PGM rápido em…
Sim, bem rápido pq lá não é AMRJ e sim DCNS.
Valeu Padilha.
Como o parâmetro que muitos adoram comparar é a Marinha Chilena, empatamos com eles e com uma unidade ainda mais nova…
Foi uma bela surpresa de oportunidade que não foi deixada passar, apesar das dificuldades atuais…
O preço, no final, foi razoável… Creio que qualquer meio novo desse tipo e tonelagem, devidamente equipado, não sairia por menos que 800 milhões de Reais…
Positivo
DAN to com digo e não abro parabéns a marinha e a todos que ajudaram a trazer o siroco para o BRASIL e a vocês que tão noticias com total transparençia viva o BRASIL E PESSSOAS COMO VOÇES DAN
Parabéns para o DAN cravou essa muito antes de qualquer outro site.
O preço não ficou salgado, o que está pegando é o câmbio onde o Real está desvalorizado perante ao Dolar e ao Euro. Gostaria de saber quanto a revisão e “modernização” será em um contrato a parte.
Acompanhei desde o inicio das negociações AQUI NO **DAN**.. ,sempre com equilíbrio e informações atualizadas , ,,Parabéns ao PADILHA E GUILHERME ,,,pelo melhor site de noticias das Forças Armadas….saudaçôes !!
Ótimo! Agora é possível a montagem de outros navios desses futuramente pela MB, entro do contratado?
* uma embarcação de emprego geral
Legal que bom, mas pelo preço em real achei que ficou salgado é quais são essas 2 embarcações de emprego geral?
O Navio é oceânico e relativamente novo portanto se vai para o Mar o preço tem de ser mesmo salgado…
Tem sempre um para reclamar…
Se reclamam do preço par o mar salgado, é porque devem estar contentes com o que foi feito com a Vale do Rio Doce . . . . .
Aliás comparando com os 12 milhões de dólares que o FHC pagou pelo A-12 São Paulo (Ex-Foch) ficou caro mesmo o NDM Bahia…. he he
DESCE DO PALANQUE ,,Gilberto ,,cada 3 palavras que você escreve 1 é de politica …ou,,,, É ,, FHC,,,ou é P,T, ,,ou PSDB ,, DILMA,,,,etc ,,etc,,, parece disco arranhado,,,
kkkkkkkkkk mas esse disco ai já não tem mais vinil, do tanto que arranhou.
Aparentemente isso ai e daqueles que batem a cabeça na parede.
Posso falar o mesmo dos que batem no governo.
Porque a cada post dizem que o G-40 é velho, é francês , não vai dar certo…
Não sou o único arranhado e no palanque por aqui…
Gilberto, não sou advogado de ninguém, mas o que vejo sobre o Bahia não são críticas por ser francês, mas sim por seu elevado custo de manutenção, o que é uma decorrência do fato de ser francês. Tudo que é francês é mais caro. Não existe escala para as peças desse navio. Essa é a crítica, a qual se baseia em fatos. Com certeza, para a nossa realidade, é um vaso formidável que vai acrescentar bastante. Mas focando justamente na nossa realidade, talvez fosse melhor pensarmos em um custo benefício maior. De qualquer forma já foi, o que resta é desejar que nossa Marinha possa usufruir o máximo do que esse navio tem a oferecer.
Já suas críticas são sempre repetidas, fundamentas em factoides, sempre explanadas em um discurso de ódio. Isso não faz bem para o coração rapaz, dê um time e respire que a vida não é só esse vermelho no azul não.
Abraço.
Só para complementar, peço desculpas pelas ofensas em outro post. O objetivo era fazer uma piada mas acabou soando como ofensa.
Valeu.
Uma correção Sr Gilberto o PA São Paulo , veio na casca , os franceses retiram tudo o que podiam, logo o preço foi mais barato (se quiser admitir que foi barato).
Pois é…. E compraram…
O preço em reais ficou salgado porque a nossa moeda se desvalorizou muito no último ano em relação a praticamente a todas as moedas. Achei um preço justo, um navio novo em reais poderia superar fácil os 800 milhões de reais.Lembrando que esse navio não tem nem 20 anos completados
Qual o armamento equipa atualmente o TCD Siroco?
Agora de cabeça pegou. Dá uma pesquisada no google pq o navio virá como está.
SÓ POSSO AGRADECER.OBRIGADO COMANDANTE O SR ESTÁ TRABLHANDO .
Pequenas duvidas, ele ja virá revisado ou virá pra Brasil primeiro e depois será feita sua revisão?
Outra, será o valor pago parcelado ou avista? pq se for parcelado, com a possivel recuperação financeira do pais, e a queda do dolar/euro, o valor viria a ficar bem menor do que os 350milhoes em questoes ou estou errado?
E por mais quantos anos essa embarcação poderia ser usada na frota da MB?
Finalmente uma ótima noticia , a nossa MB merece muito mais pois o nosso litoral é imenso ñ podemos se dà o luxo de relaxar , vamos ver se conseguimos compra um ou dois porta aviões para esquadra fica mais operacional, e dá logo um fim no SP que só estar dando prejuizos .
O armamento e:
3 Simbad
3 30 mm Breda-Mauser guns
4 12.7 mm M2-HB Browing
Deixamos o Chile para tras , pois o nosso alem de ser 8 anos mais novo, veio completo, com sistema de defsa aerea simbad e mais 3 embarcacoes de desembarque, nao sei se no caso do chile vieram as 3 embarcacoes de desembardque, mas sei que nao veio com sistema de defesa aerea simbad.
Grande notícia. Obrigado DAN por nos manter bem informados. Que seja bem empregado pela MB.
Quanto aos motores eles serão os atuais ou será realizada a substituição?
Os motores serão os mesmos. O Comandante da Marinha me informou pessoalmente que não há a necessidade de troca e que todo o retrofit será feito lá antes do navio vir para o Brasil. Em tempo, a SEMT Pielstick foi vendida para a MAN, que no futuro nos assistirá aqui no Brasil.
Padilha então se está confirmado pelo próprio Comandante da Marinha que o NDM Bahia vai fazer o PMG lá na França as notícias que ele viria para o Brasil em Dezembro ou início de janeiro não tem fundamento…
PMG é em média de no mínimo 3/4 meses…
Obs. Por este documento oficial me parece que a MB enterrou de vez, talvez por excesso da cacofonia, a denominação anterior de NAM Bahia… 😉
Eu sirvo no NAM Bahia…
Segundo o site sputinik o Brasil está interessado no SU 35 Russo alguém sabe de alguma coisa???
Notícia furada de um executivo que não sabe de nada sobre o Brasil e nossa atual situação financeira. Nem publiquei pq aqui não se publica notícia furada.
Alguém sabe se a embarcação passou por alguma manutenção?
Ela irá sofrer um PMG lá na França antes de vir para o Brasil, ou seja, chegará aqui no Brasil pronta para o CIASA e entrar em fase 3, o que significa pronta para operar 100% com a Esquadra.
O PGM rápido em…
Sim, bem rápido pq lá não é AMRJ e sim DCNS.
Valeu Padilha.
Como o parâmetro que muitos adoram comparar é a Marinha Chilena, empatamos com eles e com uma unidade ainda mais nova…
Foi uma bela surpresa de oportunidade que não foi deixada passar, apesar das dificuldades atuais…
O preço, no final, foi razoável… Creio que qualquer meio novo desse tipo e tonelagem, devidamente equipado, não sairia por menos que 800 milhões de Reais…
Positivo
Parabéns para o DAN cravou essa muito antes de qualquer outro site.
O preço não ficou salgado, o que está pegando é o câmbio onde o Real está desvalorizado perante ao Dolar e ao Euro. Gostaria de saber quanto a revisão e “modernização” será em um contrato a parte.
Acompanhei desde o inicio das negociações AQUI NO **DAN**.. ,sempre com equilíbrio e informações atualizadas , ,,Parabéns ao PADILHA E GUILHERME ,,,pelo melhor site de noticias das Forças Armadas….saudaçôes !!
* uma embarcação de emprego geral
Legal que bom, mas pelo preço em real achei que ficou salgado é quais são essas 2 embarcações de emprego geral?
O Navio é oceânico e relativamente novo portanto se vai para o Mar o preço tem de ser mesmo salgado…
Tem sempre um para reclamar…
Se reclamam do preço par o mar salgado, é porque devem estar contentes com o que foi feito com a Vale do Rio Doce . . . . .
Aliás comparando com os 12 milhões de dólares que o FHC pagou pelo A-12 São Paulo (Ex-Foch) ficou caro mesmo o NDM Bahia…. he he
DESCE DO PALANQUE ,,Gilberto ,,cada 3 palavras que você escreve 1 é de politica …ou,,,, É ,, FHC,,,ou é P,T, ,,ou PSDB ,, DILMA,,,,etc ,,etc,,, parece disco arranhado,,,
kkkkkkkkkk mas esse disco ai já não tem mais vinil, do tanto que arranhou.
Aparentemente isso ai e daqueles que batem a cabeça na parede.
Posso falar o mesmo dos que batem no governo.
Porque a cada post dizem que o G-40 é velho, é francês , não vai dar certo…
Não sou o único arranhado e no palanque por aqui…
Gilberto, não sou advogado de ninguém, mas o que vejo sobre o Bahia não são críticas por ser francês, mas sim por seu elevado custo de manutenção, o que é uma decorrência do fato de ser francês. Tudo que é francês é mais caro. Não existe escala para as peças desse navio. Essa é a crítica, a qual se baseia em fatos. Com certeza, para a nossa realidade, é um vaso formidável que vai acrescentar bastante. Mas focando justamente na nossa realidade, talvez fosse melhor pensarmos em um custo benefício maior. De qualquer forma já foi, o que resta é desejar que nossa Marinha possa usufruir o máximo do que esse navio tem a oferecer.
Já suas críticas são sempre repetidas, fundamentas em factoides, sempre explanadas em um discurso de ódio. Isso não faz bem para o coração rapaz, dê um time e respire que a vida não é só esse vermelho no azul não.
Abraço.
Só para complementar, peço desculpas pelas ofensas em outro post. O objetivo era fazer uma piada mas acabou soando como ofensa.
Valeu.
Uma correção Sr Gilberto o PA São Paulo , veio na casca , os franceses retiram tudo o que podiam, logo o preço foi mais barato (se quiser admitir que foi barato).
Pois é…. E compraram…
O preço em reais ficou salgado porque a nossa moeda se desvalorizou muito no último ano em relação a praticamente a todas as moedas. Achei um preço justo, um navio novo em reais poderia superar fácil os 800 milhões de reais.Lembrando que esse navio não tem nem 20 anos completados
Qual o armamento equipa atualmente o TCD Siroco?
Agora de cabeça pegou. Dá uma pesquisada no google pq o navio virá como está.
SÓ POSSO AGRADECER.OBRIGADO COMANDANTE O SR ESTÁ TRABLHANDO .