Nos dias 15 e 16 de agosto, o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia” e o Centro de Medicina Operativa da Marinha (CMOpM) realizaram a bordo exercícios utilizando a Equipe de Pronto Emprego (EPE), composta por médicos, enfermeiros, farmacêutico e assistente social das diversas organizações de saúde da Marinha do Brasil no Rio de Janeiro.
Ao longo dos exercícios, foram conduzidos adestramentos sobre transporte de feridos, triagem de pacientes, preparação para cirurgia, procedimentos cirúrgicos e cuidados pós-operatórios, além de simularem o recebimento e atendimento de feridos graves, utilizando a estrutura de saúde disponível no “Bahia” para caso casos de grandes desastres ou assistência humanitária.
O navio possui um complexo hospitalar, com extensão de 500m2, que conta com 49 leitos distribuídos pelas suas enfermarias, com áreas destinadas a terapia intensiva, isolamento e unidade para tratamento de queimados, além de duas salas de cirurgia e um laboratório de análises clínicas.
As atividades desenvolvidas contribuíram sobremaneira para a integração da medicina operativa com o navio, qualificando os profissionais de saúde a atuarem na condução do atendimento e tratamento dos pacientes, utilizando esse versátil recurso de apoio médico da Esquadra Brasileira.
FONTE e FOTOS: MB
Com certeza otima aquisicao e melhor ainda q este meio esteja sendo bem preparado , bem como sua tripulacao. Neste caso , melhor cuidar dos vivos e feridos e deixar os mortos fundeados la na baia de guanabara……….
Concordo Celso, a MB foi muito bem nessa aquisição!!
Não há dúvida, o NDM Bahia foi uma das melhores aquisições já feitas pela marinha do Brasil, mesmo sendo uma compra de ocasião.