A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), informa que o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40), chegou ao Porto de Santos no dia 04/SET e ficará atracado no Cais da Marinha, sede da CPSP, entre os Armazéns 29/30, até o dia 11/SET/2017.
Haverá visitação pública nos dias 09 e 10 de setembro, das 10h às 17h. O horário limite de acesso dos visitantes será às 16h45. A entrada é franca.
Lançado ao mar em 1998, o NDM Bahia foi projetado para transportar tropas, veículos, helicópteros, munição e provisões diretamente em uma área de operações. O navio se destaca pelo espaço disponível para abrigar helicópteros e por agregar à Força Naval brasileira a importante capacidade para carregar e descarregar material, pelo mar ou pelo ar, e operar com embarcações de desembarque em mar aberto.
Nessa visita ao Porto de Santos, o Navio Doca Multipropósito (NDM) Bahia (G 40), subordinado ao Comando da Força de Apoio, participa das comemorações da Independência do Brasil e o 170o Aniversário da Capitania dos Portos de São Paulo.
Características do navio:
Deslocamento: 12.037 toneladas;
Dimensões (metros) – comprimento – 168; boca – 23,5 e calado – 5,91;
Velocidade econômica/máxima: 12/21 nós;
Raio de ação – 13.400 milhas a 12 nós;
Tripulação: 297 homens;
Capacidade de transporte tropa: 359 militares;
Propulsão: 2 motores diesel de 10.400 HP; e
Capacidade de operar com até 3 aeronaves simultaneamente.
FONTE e FOTOS: CPSP
Deviam enviá-lo para ajudar os afetados nas ilhas do caribe, pois podem ser de grande utilidade e tabém engenheiros de construção para ajudar, são nestas horas que devemos aplicar nossos esforços. Afinal, marinha é para ser usada e não só para abrir para exposição ou sustentar almirantes com um monte de taifeiros.
Obrigado pela notícia, estive lá hoje é foi maravilhoso ver está linda e importante embarcação
Muito obrigado
Lindo navio , já imagino ele auxiliando na missão de paz na África.