No período de 11 a 14 de março, o Navio de Desembarque-Doca Ceará (G 30) entrou na fase final de seu Período de Manutenção Geral (PMG), iniciado em outubro de 2007, quando fundeou nas proximidades da Escola Naval para a realização de verificações de seus sistemas e adestramentos para o pessoal das estações de manobra, convés, praças de máquinas e controle de avarias.
Em um primeiro momento, de modo a atingir a qualificação necessária para o guarnecimento dos seus postos nas estações, foi dada ênfase aos sistemas de vapor, de geração de energia, propulsão e cumprimento de procedimentos de emergência.
Durante o regresso, para atracação no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, o NDD Ceará deslocou-se sob máquinas, atingindo 7,5 nós. As próximas etapas serão as Provas de Cais, Inspeção de Segurança e Provas de Mar.
E o G 28 Matoso Maia, deverá ser colocado em PMG também ou já estaria em termino de reparos?
A força de navios auxiliares está muito reduzida e antiga.
Não há atualmente perspectivas de novas compras de oportunidade.
O G-28 está finalizando seu PMG. Seus motores vão estar 100%, mas o foco agora é o G-30 Ceará
Muito bom saber que “O bonzão” está voltando … todos sabem que como o Garcia D’avila o Ceará é pau pra toda obra, uma nave que acrescenta um poder enorme para a marinha do Brasil devido ao suas multi-funções.
Saudações.