O Navio de Desembarque de Carros de Combate Almirante Sabóia (G 25), ex-RFA Sir Bedivere (L 3004), primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, homenageia o Almirante-de-Esquadra Henrique Sabóia, Ministro da Marinha de 1985 a 1990, no Governo José Sarney.
Foi construído pelo estaleiro Hawthorn Leslie, em Hebburn-on-Tyne, no Reino Unido, e a sua construção foi ordenada pelo Ministério do Transporte em 1963, junto com outras cinco unidades da classe, para serem usadas pelo Exército Britânico, e que poderiam ser fretadas por empresas particulares de transporte marítimo em tempo de paz.
Teve sua quilha batida em outubro de 1965, sendo lançado ao mar em 20 de julho de 1966, e incorporado a Frota Real Auxiliar da Marinha Real (Royal Fleet Auxiliary) em 18 de maio de 1967.
Deu baixa do serviço da Royal Fleet Auxiliary em 18 de fevereiro de 2008 e em 26 de junho de 2008, foram aprovados pelo Processo N.º 63007.000007/2008-47 com recursos da ordem de R$ 31.536.800,00 a aquisição do navio RFA Sir Bedivere, treinamento de operações e manutenção, fornecimento de suprimentos e sobressalentes e serviços relacionados ao gerenciamento da reativação do navio e preparação para entrega à Marinha do Brasil.
Durante o retorno de uma comissão de um ano ao Golfo Pérsico o navio foi inspecionado por uma comissão da Marinha do Brasil, quando este se encontrava em trânsito pelo Mediterrâneo com destino a Inglaterra, e que demonstrou interesse em sua aquisição.
Em 14 de novembro de 2008, nas dependências da Comissão Naval Brasileira em Londres, foi realizada a assinatura do Contrato de Compra (Sales Agreement), entre a Marinha do Brasil e o Ministério da Defesa do Reino Unido (MoD).
Em 21 de maio de 2009, foi realizada sua Mostra de Armamento e incorporação a Armada, em cumprimento a Portaria n.º 105 de 23/03/2009 do Comandante da Marinha, com cerimônia realizada em Falmouth, Inglaterra, presidida pelo Subchefe de Organização e Assuntos Marítimos do Comando de Operações Navais, Contra-Almirante Rodolfo Henrique de Saboia.
Também compareceram ao evento o Diretor de Hidrografia e Navegação da Marinha do Reino Unido e o representante daquela Força no evento, Contra-Almirante Ian Moncrieff, além do Adido Naval para Reino Unido, Suécia e Noruega, Capitão-de-Mar-e-Guerra Antonio Carlos Soares Guerreiro, entre outras autoridades militares e civis locais.
A cerimônia foi iniciada às 11h, com o embarque da primeira tripulação do NDCC Alte Sabóia, composta por 18 Oficiais e 77 Praças, sob o comando do Imediato do Navio, Capitão-de-Fragata Bruno de Moraes Bittencourt Neto.
A viúva do Almirante Henrique Sabóia, senhora Rose Marie Neves de Sabóia, e seu filho, o Contra-Almirante Henrique Rodolfo de Sabóia, foram convidados à hastear pela primeira vez o Pavilhão Nacional no navio.
Encerrado o cerimonial à Bandeira, assumiu o primeiro Comandante do Navio, o Capitão-de-Mar-e-Guerra Oscar Moreira da Silva Filho, e o seu atual Comandante é o Capitão-de-Mar-e-Guerra Valter Citavicius Filho