O Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) “Almirante Saboia” realizou, no dia 02 de abril, o desembarque de seis Carros-Lagarta Anfíbios (CLAnf) na região de Itaoca, no litoral do Espírito Santo.
O exercício consistiu, no ápice da Operação “UANFEX-I/2014”, em uma Operação Anfíbia, na modalidade de Projeção Anfíbia, realizada de 31 de março a 08 de abril, entre os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo.
A Força de Desembarque (ForDbq) tomou a praia com o propósito de simular o estabelecimento na região de uma Base Operacional para a futura chegada de tropas internacionais, em um cenário em que os Fuzileiros Navais estariam cooperando com um país em conflito.
Além do NDCC “Almirante Saboia”, a Força-Tarefa Anfíbia (ForTarAnf) foi composta pela Fragata “União”, com uma aeronave UH-12 “Esquilo”, sob o comando do Comandante da 2a Divisão da Esquadra (ComDiv-2), Contra-Almirante Paulo Cesar Mendes Biasoli.
A Força de Desembarque, composta por seis CLAnf e um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav), esteve sob a coordenação do Comandante do 1o Batalhão de Infantaria de Fuzileiros, Capitão-de-Mar-e-Guerra (FN) Osmar da Cunha Penha.
Também participaram da Operação um Destacamento de Mergulhadores de Combate (MeC) e o Rebocador de Alto-Mar “Tridente”, subordinado ao Comando do 1o Distrito Naval.
FONTE : Nomar
Será que não dá pra comprar aquele LHD da Algéria de 10k toneladas não? Tipo para “manter doutrina” e atuar junto com os atuais. Seria uma boa jogada da MB. Não seria caro,l seria “bom”, e duraria bastante tempo. Se bestar dava até pra vender esse aí para a armada argentina…..
perfeito a ação de desembarque já da pra dar uma dissuazãozinha,só falta uma porta helis e uns 12 SH-60
Já dissemos algumas vezes que já chegou o tempo dos Fuzileiros Navais do Brasil possuírem seus próprios helicópteros, o MI35 ou similar , é a mesma doutrina do Clanf, só que voando , mais rápido e despejando fogo.
e agora com a compra dos novos carros lagarta anfíbio é cada vez mais importante o adestramento da tropa para essa missão, muito interessante a foto do compartimento de transporte do NDCC Almirante Sabóia, parabéns pela matéria