Por Marcio Geneve
O NDCC Almirante Sabóia (G 25) no contexto da 3ª fase da Operação “Amazônia Azul – Mar limpo é vida” e “Aspirantex -2020”, realizou uma demonstração de Operações Ribeirinhas nas proximidades de Belém estando embarcadas diversas autoridades que assistiram a mesma e foram recepcionadas pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice Almirante Newton de Almeida Costa Neto e pelo Comadante da Força de Fuzileiros da Esquadra Vice Almirante (FN) Paulo Martino Zuccaro.
A operação Ribeirinha enalteceu o conceito de conjugado anfíbio que consiste em uma Força Naval, com um Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais (GptOpFuzNav) embarcado, juntamente com os meios aeronavais adjudicados, em condições de cumprir missões relacionadas às tarefas básicas do Poder Naval, dessa vez apropriado ao emprego em operações Ribeirinhas que demandam o emprego de meios Navais, Aeronavais e de Fuzileiros Navais.
O conjugado anfíbio esteve lá representando pelo NDCC Almirante Sabóia, uma aeronave do Esquadrão HU-41 e a tropa de Fuzileiros Navais com carros lagarta anfíbios (CLAnf).
Nessa ocasião também participou da demonstração a embarcação desenvolvida pela Base Fluval de Ladário a partir das Lanchas de Ação Rápida (LAR) denominada Excalibur II.
Fotos: João Carlos Frazão via Facebook
Quais as características das Lanchas Excalibur II.
Boa tarde amigo Padilha, existe a possibilidade da MB comprar
um NDD da us navy no caso o Uss Geramantown ?
Para quem não sabe, Belém-Pa tem até praia, mas toda a costa está tomada por empresas de navegação e outras empresas. há uma janela para o rio que banha a cidade, mas é muito pequena.
Padilha esse G25 tem condições em alto mar de desembarcar os clanfs da MB por essa rampa que esta na foto ?E quantos anos tem esse navio ?Desde ja agradeço pelo informação !
Dependendo das condições de mar, a resposta é sim. O navio foi jumborizado em 1994 e foi praticamente recosntruído, ou seja, ele originalmente é de 1966 mas com essa reforma, podemos dizer que onavio é de 1994.