No período de 22 a 28 de maio, os Navios-Varredores (NV) “Aratu”, “Atalaia” e “Araçatuba”, subordinados ao Comando da Força de Minagem e Varredura, conduziram diversos exercícios operativos na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador (BA).

Os adestramentos fizeram parte das comissões “PRÉ-CONTRAMINEX-III” e “ADEFASEX-III”, nas quais os navios-varredores conduziram exercícios de Contramedidas de Minagem e exercícios operativos, como manobras táticas, recolhimento de homem ao mar e fundeio de precisão. Dentre os exercícios, destacou-se a varredura acústica explosiva com a granada AXMK-3, o lançamento e recolhimento de boias de demarcação de canal varrido e guiagem em canal varrido.

de boia de demarcação de canal varrido
Além da tripulação dos navios, militares de outras organizações militares subordinadas ao Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) embarcaram nos Navios-Varredores, como Oficiais e Praças do Centro de Intendência da Marinha em Salvador, do Grupo de Avaliação e Adestramento de Guerra de Minas do Com2ºDN e da Estação Rádio da Marinha em Salvador.
FONTE: MB
Boa noite Padilha a MB vai adaptar navios patrulha BR 500 para guerra anti minas?
Obrigado
Abs
Pelo que entendi, apenas os novos quando forem construídos, sabe-se lá quando.
Como ficou a oferta dos Suécia para a compra de dois varredores modernos da classe Koster para a MB. A oferta da Saab contemplava a possibilidade de modernizar as unidades e futuramente viabilizar a construção desses navios no Brasil.
A MB informou a Saab que não deseja esses navios ofertados.
Não existem dias de mar iguais a esses em condição I – M…
Boa tarde me pare que os três clase Aratu vão empurrar água mais 10 anos.
Abs