Por Guilherme Wiltgen
A Marinha do Brasil, por intermédio do Estado-Maior da Armada, autorizou um novo período para escala no Rio de Janeiro de dois navios de guerra do Irã.
Inicialmente previsto para 23 a 30 de janeiro, conforme o DAN publicou em 20 de janeiro, o navio-base avançado IRIS Makran (441) e a Fragata IRIS Dena (75), que formam a 86ª flotilha da Marinha iraniana, tem previsão de estar no Rio de Janeiro entre os dias 26 fevereiro a 4 de março de 2023.
Os dois navios de guerra suspenderam no final de setembro de 2022 para uma circunavegação histórica, destinada a demonstrar o poder militar e alcance marítimo do Irã.
A nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Bagley, disse que o governo norte-americano acompanha com preocupação a movimentação de navios de guerra do Irã e o pedido para atracar no porto do Rio de Janeiro.
Apesar de ressaltar que o Brasil é soberano para decidir sobre a questão, a Embaixadora defendeu que nenhum país deveria autorizar a entrada dos navios de guerra iranianos em seus portos.
Visita ao Rio de Janeiro
Os dois navios de guerra entraram na Baía de Guanabara pouco depois das 8 da manhã deste domingo (26) e tem previsão de permanecerem no Rio até o dia 04 de março.
Não há informações sobre visitação pública aos navios enquanto permanecerem no Porto do Rio de Janeiro.
Aqui se faz, aqui se paga! O Brasil tem soberania para receber quem achar por bem, mas os EUA e Israel também podem fazer boicotes em várias área e nos prejudicar seriamente. A Alemanha já demonstrou como se faz, prejudicando nossas exportações dos Guranis. Tudo tem seu preço, valeu a pena? Esse risco-retorno é que tem que ser medido, o resto é ideologia barata.
Exercício de multipolaridade por parte de uma nação soberana se a Pérsia atual não agrada a todos paciência mas pelo menos o Brasil não é tão colónia como outros países que falam grosso mas na hora de tomarem decisões tem que pedir a benção ao presidente de lá de cima
É uma temeridade extrema para a defesa nacional dos EUA, de qualquer país europeu e, principalmente de Israel, continuar qualquer programa ou vender qualquer equipamento ao Brasil. Ninguém vai perder muito dinheiro e não se corre o risco de ver radares, turbinas e mísseis no fundo de um vídeo de divulgação da Guarda Revolucionária.
Ps: eu faria igual fizeram com o Irã em 79. Embolsa o dinheiro e não entrega o material.
O Brasil é um país soberano e deve se comportar assim. Os navios estão de passagem, vão aproveitar para comemorar os 120 anos de relações diplomáticas. Temos corpo diplomático e adidos militares lá e eles aqui.
Não nada errado nisso.
A Ex-Min. Agricultura Tereza Cristina cumpriu um extensa agenda no país, inclusive compra de fertilizantes tão necessários para nossa agricultura. Somos grandes exportadores de alimentos para o Irã. Precisamos dos iranianos e eles de nós. Simples assim.
Precisamos sair da polarização entre azuis e vermelhos e pensar mais no Brasil.
Engraçado é que ainda existe muito xapéu de alumínio no país: invasão vinda da Venezuela, comunista embaixo da cama, slava ukraina, i love you Tio sam etc
Qff topic. Temos o registro do afundamento do São Paulo?
Será que terá o mesmo destino do seu homônimo dreadnought desaparecido sem pistas qdo ia para o seu desmonte?
”Apesar de ressaltar que o Brasil é soberano para decidir sobre a questão, a Embaixadora defendeu que nenhum país deveria autorizar a entrada dos navios de guerra iranianos em seus portos”.
Ué, mas não foram vocês e sua administração que defenderam com unhas e dentes a assunção da atual administração federal no brasil ?? Pois que agora colham o fruto fazendo o L ! kkkkk, vai ter navio iraniano SIM !
Ainda bem que essa tal embaixadora reconhece a soberania do Brasil algo que geralmente os representantes do império desprezam solenemente.
Preocupante…cada dia mais preocupada com meu país! Que será de meus netos?? Destino semelhante ao do povo venezuelano?? Aproximação com Irã?? Kd o povo preocupado com os Direitos Humanos? Com as liberdades??
Lá são suprimidas pelos ayatolás, aqui …se disser sou Cancelada. Triste destino Brasil!
Hora de ir pra Miami, vó.
Brasil é um país soberano e decide quem ou quem não pode atracar, não vai ser os EUA quem vai ditar isso.
Aqui vocês da turma do L defendem ferozmente as causas feministas e outras questões sociais, agora quando é pra defender Cuba, Irã e Venezuela vocês esquecem tudo isso né?
É vergonhoso receber navios dessa nação, vergonha total !!!!
foram os primeiros a defender a todo custo a nossa ”nova administração federal”
Deixe o mundo de Nárnia e veja o mundo real D. Ligia !
Porquê no mundo real a linha que separa “mocinhos” de “vilões” é bastante tênue…
Preocupante a aproximação com o Irã?! Sério mesmo?!
Será que ter como amigo um país que mata uma jovem que não usava corretamente um hijab é tão imoral quanto ser amigo de um país hipócrita, que vive falando aos quatro ventos o quanto são contrários a regimes ditatoriais e que tem negócios com ditaduras africanas criminosas, que invadiu um país, criou uma base militar não autorizada e rouba milhares de barris de petróleo diariamente, deixando a população do país sendo vítima de racionamento de energia e sofrendo com o frio?!
Um país que mantem cerca de 500 soldados para proteger as instalações de petróleo, roubando até 66 mil barris a cada dia dos campos ocupados na região oriental, o que equivale a cerca de 83% da produção diária de petróleo da Síria.
Os problemas entre Washington e Teerã são da conta deles, agora o Brasil tomar partido de um lado e ficar acatando “pedido” ou “conselho” do país mais bondoso do mundo, é que não podemos…
Que moral eles tem para questionar com quem ou não devemos dialogar ou abrir nossos portos?!
Vistos de brasileiros para os US irão ser mais difíceis
Que seja! Façamos o mesmo com eles e digo mais, demos aos chineses, europeus, asiáticos livre passo.
Ou melhor ainda, que o GF derrube os altos impostos para o brasileiro ao viajar dentro de seu próprio país assim poderemos conhecer e defender melhor nossa nação e nossas riquezas tão cobiçadas por todo o mundo.
Sgt Moreno
(CM)
Bom dia a todos os Senhores camaradas do DAN!
Eu preciso que vocês que rejeitam a presença dos navios iranianos me digam, ô porquê um país soberano como é o Brasil, não deveria permitir a atracação!
É por quê os EUA não quer?
Seria por quê os EUA listou o Irã entre os países de sua lista negra?
Seria por quê o Irã é tido como nação que financia o terrorismo?
Ou ainda por quê o Irã deseja ter capacidade nuclear dissuasoria?
Eu digo, os EUA faz exactamente tudo isso acima!
Os EUA não tem nada que meter-se em nossa política externa! E independente de qualquer viés ideológica, nós brasileiros temos que defender nossa soberanía de Estado.
Os EUA praticam terrorismo na Ásia, na África, no Oriente Médio, já ôfez muito aqui na América Latina.
Os EUA têm armas nucleares e usa seu poder dissuasorio para impor suas vontades até mesmo dentro da NATO.
Brasileiros “medianos” deixem de ser massa de manobra de idealistas. Sejamos patriotas, nem “bolonaristas”, nem “lulistas” sejamos patriótas e aprendamos a buscar o lugar de nossa grande nação tem que estar no cenário mundial!
Às favas com o desejo americano, do contrário teremos sempre situações de prejuízo como os dos Guaranis no Líbano, dos AMX-T para a Venezuela e tantos outros casos!
Sgt Moreno
(CM)
Li um comentário que a Marinha recusou mais alguém lá do alto deu a ordem para deixar os navios iranianos atracarem no Brasil. Se de fato aconteceu isso, de quem partiu essa ordem?
Adivinha? Tem 9 dedos
Comentário de quem? Alguém com respaldo, com trânsito dentro do Estado-Maior da Armada ou algum militante da oposição ao atual governo?
O que temos contra Irã? Nada.
Devíamos na verdade estabelecer parcerias estratégicas com eles nas áreas de desenvolvimento de drones e mísseis, algo que os eua sempre nos negarão. Assim como passaram a boicotar o desenvolvimento do nosso SubNuc.
Nunca deixa de causar um asco indescritível este desejo de alinhamento submisso incondicional que os fanboys dos eua demonstram por este país que ao longo de décadas fez o que pode para impedir nosso desenvolvimento em áreas estratégicas e que falam agora abertamente sobre dominarem as riquezas da A.Latina.
O que é mais hipócrita na posição dos EUA Paulo, é que essa mesma administração autofágica e suicida\autodestrutiva do Sr. Biden, que hoje arranca os cabelos com o nosso posicionamento geopolítico, foram os que mais intensamente defenderam, a unhas e dentes, a chegada ao poder de, vejam só, a nossa administração federal atual kkkkk ! Depois eles não entendem porque estão sendo fagócitados no tabuleiro geopolítico pelos seus adversários, claro, vejam os imbecis incompetentes que estão no poder por lá !
Para o governo biden não havia alternativas.
O governo anterior no Brasil era trumpista ao ponto da idolatria. Demonstrou o mais absoluto desprezo por biden ao demorar tremendamente para reconhecer sua vitória, sustentar fantasias sobre fraude por lá também e ir visitar o Putin num momento bastante delicado.
E reconheçamos, a política externa do findo governo foi um desastre sem precedentes na história deste país.
No caso do atual governo, fizeram a vontade dos eua votando a favor da retirada russa da Ucrânia e agora com estes navios do Irã mostram que isto não significou submissão incondicional.
O Brasil, um país gigantesco, privilegiado em recursos abundantes, pródigo em mentes brilhantes, precisa se auto afirmar como gente grande sem medo de ameaças.
Temos tudo para isto.
Paulo,
Assim como o camarada Dodo, parabéns pela clareza de pensamento e sagacidade.
Sgt Moreno
(CM)
Obrigado pelo elogio, Prezado.
A recíproca é verdadeira.
Parabéns por confrontar o fanatismo ignorante e submisso com esclarecimentos muito relevantes e imprescindíveis.