Por Guilherme Wiltgen
Dois navios de guerra da Marinha iraniana vão visitar o Rio de Janeiro no final do mês de janeiro.
O navio-base avançado IRIS Makran (441) e a Fragata IRIS Dena (75) formam a 86ª flotilha da Marinha iraniana, que partiu da república islâmica no final de setembro de 2022 para uma circunavegação histórica, destinada a demonstrar o crescente poder militar e alcance marítimo da república islâmica.
Os dois navios de guerra iranianos visitaram Jacarta, em novembro do ano passado, antes de seguir para o Pacífico. Eles foram monitorados por aviões patrulha da Royal Australian Air Force (RAAF), e permaneceram em sua rota fora da zona econômica exclusiva (ZEE) da Austrália.
No Natal, o ALPACI (France Pacific Command) informou que havia feito contato com os navios iranianos depois que eles declararam a intenção de passar abaixo do Arquipélago das Marquesas, um grupo de ilhas vulcânicas na Polinésia Francesa.
Visita ao Rio de Janeiro
Os dois navios de guerra receberam a autorização da Marinha do Brasil, por intermédio do Estado-Maior da Armada, para visitar o porto do Rio de Janeiro no período de 23 a 30 de janeiro.
Não há informações sobre visitação pública aos navios enquanto permanecerem no Porto do Rio.
Tem que vir agora que o Nine está no poder e adora um pais que viola direito humanos. Ainda é capaz de ir lá e bater palminhas
Estranho, tudo começa ter sentido, farejador de material atômico americano e a justificativa esfarrapada dos iranianos, fragata e navio transporte dando volta ao mundo. Brasil navegando águas obscuras.Triste para nós.
Vamos aguardar o próximo capítulo dessa história.
Só catreva…
E uma escândalo que o Brasil permite a visite da marina de Ira : isso é demonstração de suporte do Brasil para um governo antidemocrático, um governo que terrorize (e mata) seu cidadãos, uma governo que institutialisa violência contra mulheres.
Um governo que nao hesite de sequestrar estrangeiros, como por ex. um Belga inocente para tentar liberar um diplomata Iraniano que foi condenado após ser pego em flagrante (!) com explosivos enquanto tentava um ataque terrorista… o caso Olivier Vandecasteele diretor de um ong ajudando combater Covid no Ira, que foi preso com uma acusação forjada e condenado ate 28 anos de prisão. Quando a Belgica nao queria trocar para o terrorista do regime Assadolah Assadi, o governo do Ira aumento a pressão de revisar a convicção do Belga para 40 anos e mais 74 chicotadas, uma condenado à morte…
De todos ditaturas, a ditatura religiosa deve ser o mais perversa.
E é esse regime que agora é bem-vindo em Rio….
Apelo ao povo do Rio para pensar bem em quem eles querem receber em seu porto, pensar bem sobre os direitos humanos no Irã, especialmente as Cariocas de pensar a difícil situação das mulheres iranianas, e de boicotar esta visita.
Legal, depois dessa visita será a vez da Marinha Bolivariana , Marinha Cubana, Nicaraguense e da Coréia do Norte!!
Agora tá explicado pq o farejador já veio aqui 2 vezes,será que estão achando que essa visita tem algo a mais,tipo material nuclear?
Pelo lado positivo, é bom pq o Irã é um país prejudicado pelos embargos dos EUA q duram anos, e vindo até nós o governo brasileiro poderia usar a diplomacia e auxiliar na paz e união do Irã com Israel.
Qd se isola uma pessoa ou um pais, desenvolve ódio, fúria, preconceitos…, fazer o bem, auxilia o próximo e aproxima pessoas, ou populações. O certo é caminhar p frente e plantar o bem p colher o melhor.
Todo marinheiro é supersticioso, será q os marinheiros do Irã por serem muçulmanos xiitas possuem superstições…, abraços.
Os Yankees não devem ter gostado nada dessa visita militar do Irã 😂
Problema deles ! Que moral eles tem para não gostar ou criticar visita de navios de outros países a qualquer país que seja?!
Se eles tem problemas com o Irã, que se resolvam, agora deixar de receber um navio iraniano, deixar de ter relações diplomáticas ou comerciais com eles só para não magoar o grande irmão do norte e o Iluminado Israel,é piada…
Interessante…. seria bacana se houvesse uma visitação pública. Me lembro até hj qnd em 2017 a marinha venezuelana trouxe seu navio veleiro de treinamento e eu o visitei, isso no auge da crise com o vizinho país! Kkkk
E os EUA mandaram o WC-135 “farejador nuclear” sobrevoar a costa do rio de janeiro.
Sou um observador da Marinha do Irã por hobby de fazer inteligência aberta de uma força que em tese é adversária da US Navy. E também pelo exótico.
A publicação de fotos deste navios, vai dar bons acessos internacionais ao site
Mais um capítulo desta triste novela. Um mistério digno de Sherlock ninguém sabe porque o órgão ambiental turco jogou areia na estória pois simplesmente dar culpa ao amianto e pra lá de ridículo pois a própria Marine Nationale retirou nos anos 90 praticamente todo amianto possível, documentado isto aliás, e do nada proibiram a operação, agora o casco ja era, lembro do E São Paulo e de estória que tem similaridades com está.
O tema não é esse!
“Crescente poder militar e alcance marítimo da república islâmica”
Piada né!? kkkkkkk
Por que eles não experimentam esse “crescente poder militar e alcance marítimo” na costa de Israel?
Tá inconformado é ?
Eu não! para que perder tempo com um rato militar como o Irã?