Os navios da Marinha do Brasil recolheram, desde o início das ações de combate às manchas de óleo no Nordeste, 2.700 quilos de resíduos nos estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, que compõem a área de jurisdição do Comando do 3º Distrito Naval (Com3ºDN).
Foram empregados até o momento, no mar dos cinco estados nordestinos, os Navios-Patrulha “Macaé”, “Macau”, “Guaíba”, “Goiana”, “Graúna”, “Gravataí”, e “Bocaina”; o Navio-Balizador “Comandante Manhães”; a Corveta “Caboclo”; e o Navio de Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”.
Como previsto no Plano Nacional de Contingência, para a gestão de ações de resposta e elucidação dos fatos, o Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado pela Marinha do Brasil, o Ibama e a ANP, vem realizando um trabalho incessante, desde a primeira aparição de manchas de óleo, de monitoramento do litoral e limpeza das praias, além de conduzir investigação sobre causas e circunstâncias do evento.
O GAA atua em coordenação com o Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, ICMBio, Polícia Federal, Petrobras, Defesa Civil, assim como, diversas instituições e agências federais, estaduais e municipais, além de empresas e universidades.
FONTE E FOTO: MB
Prezados, boa tarde, para onde estão sendo levados este resíduos ? O que estão fazendo com o que recolhem ?
Prezados, boa tarde, para onde estão sendo levados este resíduos ? O que estão fazendo com o que recolhem ?
Como está ficando cada vez mais evidente, temos uma carga de óleo cru da Venezuela, um blending de óleo de vários poços venezuelanos, e foi de forma clandestina transportado para outro navio em uma localização entre 400 a 700 km da costa do Nordeste. Como temos alguns paises no mundo sob embargo, fica a pergunta da responsabilidade da ONU em policiar estes paises e as cargas que chegam e saem dos mesmo. Eu se fosse o embaixador do Brasil na ONU cobraria explicações do português bonachão. Presidente do Conselho da ONU. Agora vem a rede Globo e demais factóides cobrar reação do Governo brasileiro, sem entender a complexidade do acidente. Faz o papel de fake news diária contra tudo que este governo faz. Colocou a culpa das queimadas, agora do óleo, mas ninguém vai perguntar ao Maduro como esse óleo saiu da Venezuela e porque estava em águas internacionais ao largo do nordeste?!
Fica evidente que esse pessoal não tem escrúpulos e, na visão deles, acham que podem fazer de tudo, porém cobram dos seus oponentes justamente o oposto do que são e fazem.