Os últimos dias da 1ª fase da Operação Aspirantex foram marcados pela realização de diversos exercícios, praticados em águas uruguaias, os quais os futuros Oficiais da Marinha do Brasil acompanharam de perto.
Uma das atividades bastante aguardada pelos Aspirantes foi o exercício de abordagem não cooperativa, utilizando o método fast rope, em que um Destacamento de Mergulhadores de Combate (DestMec) é aerotransportado para o navio.
Os Aspirantes também participaram da realização de outras atividades realizadas no mar e no ar, entre elas: navegação em canal varrido, saída de porto com oposição de submarino, transferência de aguada, detecção de ruídos de curta duração, trânsito com oposição de superfície, interpretação de sinais táticos e de bandeiras, tiro sobre killer tomato com canhão e metralhadora, homem ao mar, operações, transferência de óleo no mar, além de leap frog, HIFR (Helicopter in Flight Replenishment) e IFF (Identification Friend or Foe).
Ao anoitecer do 6o dia da Comissão, quando o sol se pôs, as tripulações dos seis navios participantes realizaram o tradicional Cerimonial à Bandeira. Para finalizar as atividades foi realizado o exercício de light line noturno, adestramento realizado entre os navios, que tem por finalidade adestrar os militares da equipe de manobra e do convés, e consiste na passagem de um cabo de distância entre as estações de transferência dos meios em movimento.
Durante todas as atividades, os Aspirantes da Escola Naval (EN) tiveram a oportunidade de acompanhar o passo a passo das atividades marinheiras. Vale ressaltar que a Aspirantex é o principal estágio de verão oferecido pela EN, pois envolve diversos meios da Esquadra e durante esse período, os alunos irão optar pelo Corpo e habilitação que seguirão até o fim da carreira.
FONTE e FOTOS: MB