Seis navios subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste realizaram, no dia 11 agosto, exercícios no litoral de Natal (RN), em conjunto com a Fragata “Liberal”, que está em trânsito para o Líbano. Entre as ações, foram realizadas operações aéreas, com um pouso de uma aeronave no Navio Patrulha Oceânico “Araguari”; manobras táticas e leap frog (manobra de aproximação a pequena distância entre navios).
Segundo o Comandante do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, Capitão de Fragata Sérgio Tadeu Leão Rosário, o objetivo dos exercícios é aumentar a capacidade dos meios, manter a qualificação e elevar o nível de adestramento da tripulação.
Participaram dos exercícios, além do “Araguari” e da “Liberal”, os Navios Patrulha “Macau”, “Graúna”, “Guaíba”, “Goiana” e “Grajaú”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste.
Fragata “Liberal”
A Fragata “Liberal” e uma aeronave orgânica AH-11A Super Lynx integrarão a Força Tarefa-Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano. O navio substituirá a Fragata “Independência” que já se encontra naquela área de Operação desde o mês de abril de 2016, como Navio Capitânia daquela Força Naval.
De Natal, o navio parte para os portos de Las Palmas (Espanha) e Civitavecchia (Itália) antes de sua chegada a Beirute (Líbano), prevista para o dia 7 de setembro.
Navio Patrulha “Araguari”
Sua capacidade de atender a operações afastadas de sua base, tais como busca e resgate, patrulhas, combate a ilícitos transnacionais e auxílio a desastres, é resultado da interação de sua grande autonomia, capacidade de realizar operações aéreas com aeronaves de médio porte e da operação de duas ou mais lanchas rápidas.
FONTE: CCSM