No dia 10 de outubro, o Navio Varredor (NV) “Araçatuba” (M 18), integrante da Força de Minagem e Varredura, subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval, e o Navio Patrulha (NPa) “Macau”, do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, subordinado ao Comando do 3º Distrito Naval, realizaram um exercício de transferência de carga leve na Baía de Todos os Santos.
A manobra consiste na transferência de material por meio de linhas de cabos que são estendidas entre dois navios em navegação, procedimento conhecido como Light Line, muito utilizado em atividades de apoio logístico móvel, quando um navio recebe suprimentos, combustível, sobressalentes ou outros itens, sem a necessidade de sair da área de operações ou alterar a navegação quando em trânsito.
O Comandante do NV “Araçatuba”, Capitão-Tenente Fabiano Malafaia Macedo, destacou a importância do exercício. “O Light Line exige um sincronismo perfeito entre o governo e o controle de máquinas dos navios envolvidos, por isso precisamos adestrar constantemente nossas tripulações”, pontuou.
Para o Comandante da Força de Minagem e Varredura, Capitão de Fragata Marcio Gonçalves Taveira, que acompanhou as manobras a bordo do NV “Araçatuba”, a passagem do NPa “Macau” pela Baía de Todos os Santos foi uma oportunidade para o adestramento. “Dada a importância e o nível de dificuldade da manobra de Light Line, precisamos aproveitar ocasiões como esta para praticar”, argumentou.
FONTE e FOTO: MB
Rapaz… o tempo passa… o CT Malafaia foi meu Asp na EN…