O Navio-Tanque “Marajó” (G27), em fase final do seu Período de Manutenção (PM) e Revitalização e sob o Controle Operativo do Diretor-Geral de Material da Marinha, realizou com sucesso, nos dias 30 de agosto e 05 de setembro, sua Experiência de Máquinas.
O reparo teve início em outubro de 2009, sob a coordenação pioneira da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON). Os serviços englobaram uma fase na sede da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ), uma fase na Base Naval de Aratu (BNA) e uma fase final sediada no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro (AMRJ). De modo a cumprir o programado para o PM. Em setembro de 2010, o navio deslocou-se para Salvador para realizar a fase fora de sede, retornando em novembro de 2011. O trânsito entre as sedes (RJ-BA-RJ) foi precedido de Inspeções de Segurança (ISeg) para que fosse verificada a adequada condição do navio se fazer ao mar, com segurança à tripulação.
Os principais serviços realizados durante a fase do reparo foram: revisão dos MCP e MCA; manutenção em equipamentos elétricos; diversos reparos estruturais e hidráulicos; revisão nas caldeiras; revisão de bombas diversas; revisão de compressores e redes de ar comprimido das Estações de Transferência de Óleo no Mar (ETOM); revisão de redes e válvulas do sistema de transferência de óleo; e recomposição estrutural e elétrica da superestrutura.
O retorno do meio naval para o Setor Operativo está previsto para o final de setembro. Sua função principal é reabastecer no mar os navios da Esquadra. O “Marajó” é o único Navio-Tanque da Marinha capaz de transferir óleo combustível para o Navio-Aeródromo “São Paulo” (A12).
FONTE: Nomar
Esse Navio já deveria ter saido de serviço já a algum tempo.
José Carlos,
Como o próprio texto diz que o Marajó o único NT da MB capaz de transferir óleo combustível para o NAe São Paulo, não podemos nos dar este luxo.
Abs,