Por Tânia Monteiro
BRASÍLIA – A Marinha brasileira monitorou durante uma semana um navio russo de pesquisa e inteligência suspeito de espionagem na Europa e nos Estados Unidos. O sinal de alerta foi aceso no último dia 10, quando o Centro Integrado de Segurança Marítima do Rio de Janeiro detectou o Yantar, uma embarcação de tecnologia avançada de sensores, dentro da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) do Brasil. Logo após um primeiro contato, o navio sumiu do monitoramento, levantando a hipótese de que o equipamento AIS, que permite a sua localização, tenha sido desligado.
Uma operação de patrulha do navio foi imediatamente desencadeada. No fim da tarde do domingo, 16, um helicóptero da Marinha e um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) localizaram a embarcação a 50 milhas (80 quilômetros) das praias do Rio. Numa primeira abordagem, a tripulação russa não atendeu às chamadas. Depois, deu resposta evasiva à pergunta sobre o trabalho que realizava. O barco, nesse momento, já estava próximo do litoral fluminense, numa área de cabos submarinos de internet, atracando na noite do dia 18 no porto do Rio, onde deve ficar até o fim de semana.
Um militar consultado pelo Estado disse que o desligamento do sistema de identificação pode envolver tentativas de espionagem ou procedimentos fora da normalidade pelo navio. Para ele, a navegação do Yantar pela costa brasileira não era ilegal, mas seu “desaparecimento” por seis dias foi considerado estranho. O que mais intrigou as autoridades náuticas foi o fato de a embarcação, que vinha do Uruguai, “reaparecer” perto dos cabos submarinos de comunicação que ligam o Brasil a outros países, após ficar por quase uma semana com o seu aparelho identificador desligado.
A embaixada da Rússia no Brasil não se manifestou ontem sobre a presença do Yantar em águas brasileiras. A Marinha brasileira, por sua vez, informou que não levanta suspeitas. Disse ainda que, na condição de responsável pelo controle do tráfego marítimo, adota procedimentos previstos em normas internacionais de navegação a serem cumpridas pelas autoridades marítimas.
Precedentes
Com sensores de alta tecnologia para rastrear o fundo do mar, o navio oceanográfico Yantar sempre esteve na mira de governos. A embarcação está há cinco anos em atividade. Desde seu lançamento, a Rússia costuma repetir que o navio de 5.700 toneladas e 108 metros atua em pesquisas científicas e em ajuda a outros países.
Entre dezembro de 2017 e abril de 2018, o Yantar atuou nas buscas do submarino ARA San Juan, que desapareceu na costa argentina. Depois, em junho, ao passar pelo Canal da Mancha, a embarcação foi escoltada de forma preventiva pela Força Aérea do Reino Unido e tratada como um “navio espião” pela imprensa londrina. Em novembro de 2019, causou suspeita por desligar o radar no mar do Caribe e na costa dos EUA. Autoridades americanas levantaram a suspeita de que os pequenos submarinos transportados pelo Yantar operam especialmente no rastreamento de áreas de cabos submarinos.
Conexões
Os cabos submarinos ligam os servidores de internet de países de diferentes continentes. Estima-se que essas ligações respondam por 99% das comunicações transoceânicas e 97% das conexões de internet entre os servidores do mundo. Nesta semana, o serviço de inteligência da Irlanda flagrou agentes russos investigando cabos submarinos de fibra ótica que conectam a Europa aos Estados Unidos. A segurança dos dados que passam pelos cabos é uma preocupação central de Washington e Europa.
Na Zona Econômica, o Brasil tem direito exclusivo de exploração de todos os recursos marinhos, na água, solo e subsolo, como petróleo, gás natural e frutos do mar. A área corresponde a 3,6 milhões de km², espaço maior do que as regiões Nordeste, Sudeste e Sul juntas. Nesta zona marítima, o País também monitora e orienta o tráfego de embarcações.
A rede de comunicação nos oceanos é composta por 378 cabos submarinos, uma ligação de 1,2 milhões de quilômetros quadrados. É um sistema em expansão contínua. Além disso, esse mercado tem crescido continuamente, com diversos projetos em andamento para lançamento de novos cabos submarinos. Isso quer dizer que uma ruptura desses cabos pode não apenas causar danos gravíssimos à economia global, como deixar países inteiros sem acesso à internet.
O temor, no caso da Irlanda, é que pontos fracos na estrutura desses cabos pudessem permitir o hackeamento das informações ou até mesmo que eles pudessem ser cortados, interrompendo o tráfego de dados.
FONTE: O Estado de S.Paulo
A reportagem estava até que boa. Mas quando um jornalista começa a atacar o governo do próprio país, já estragou reportagem e assunto.
Os jornalistas tem que ser profissionais isentos. As reportagens devem se encarregar de informar e não de chamar nosso atual governo de insano, ou coisa parecida. Devemos torcer para que o Brasil dê certo. Se o Brasil não der certo, nós e que estaremos afundando junto.
Dá próxima vez, primeiro vou pesquisar o nome. Se o jornalista for Luis Padilha, nem vou perder meu tempo lendo a reportagem.
Prezada Denise. Caso não tenha percebido, a reportagem não é de minha autoria. A reportagem é do Estadão e o nome do autor está bem no início. Fica a dica.
Quando aparece por Luiz (com Z) Padilha é apenas para mostrar quem postou. Já dentro do post se você olhar bem, ler direitinho até o final o que parece, você não fez, verá o nome da autora.
Por Tânia Monteiro
FONTE: Estado de São Paulo
Por isso, não tire conclusões precipitadas sobre este que lhe responde.
Não vi nenhuma menção ao atual governo brasileiro nesta matéria… quer dizer:
Além de errar sobre o autor(a) da reportagem, sequer leu o texto…
Independentemente do navio russo fazer ou não espionagem com seus recursos tecnológicos, ele tem O MESMO DIREITO DE NAVEGAR EM ÁGUAS INTERNACIONAIS (além do mar territorial de 12 milhas) que os navios e aviões e americanos que navegam por todo mundo e que os yankees não cansam de exercitar sua força aeronaval na Rússia, China, Coréia do Norte, Irã e praticamente em todo lugar Brasil incluído… Ponto.
E águas INTERNACIONAIS incluem a zona econômica exclusiva, como o próprio nome diz não se pode minerar, pescar e extrair petróleo ou nódulos metálicos… Mas passar com todos os sensores ligados pode…
O desligar o transponder foi rude, mas os russos, graças ao alinhamento político servil aos EUA de um país integrante do BRICS, tem em tese toda a razão de querer espionar de perto o atual governo insano brasileiro para não ser surpreendido e/ou se antecipar as bobagens daqui oriundas.
Dá para compreender os russos e para bobo o Putin não serve…
Não dá é para ser tão ingênuo ou cabotino achando que outros não reajam a maneira tem se portado internacionalmente de janeiro de 2019 em diante.
É o preço de termos eleito este bando de insanos para governar o país, vamos ter de aguentar tudo isso e muito mais…
Por muito tempo sim, Deus te ouça! Por mim, Bolsonaro até 2040!!!
Ainda bem que não depende só de ti minion di bolso…
2040??? Queres voltar mesmo as cavernas…
Que o Universo perdoe tua alma perdida…
Verás, Giba! Aguarde!
Ah, e Trump será reeleito este ano.
Para desespero dos seus patrões globalistas.
Sem Noção de realidade detetado…
Voltarei aqui para cobrá-lo… aguarde!
Insano é você, se vc pensa que todos aqui são idiotas a ponto de se deixar manipular pelas crendices de vocês comunas!!!!
Crendices que me consta é acreditar terra plana, machismo exacerbado, menina veste rosa e menino veste azul, que alguma empregada foi a Disney com seu salário, na nossa meritomiliciocracia morena e a crença fanática que os EUA é uma democracia. E não (na realidade) uma plutocracia bipartidária (ricos liberais x ricos conservadores) e o povo deles e do resto do planeta não vem ao caso… Tá Okei?
A maior fakenews de todas…
Meu caro Giba você afirma que EUA seriam uma plutocracia bipartidária talvez por ter como modelos a narcoditadura de Maduro fraudador de pleitos ou então Evo Morales, que violou a constituição que ele mesmo escreveu para se perpetuar no poder. Ou então Putin, déspota corrupto que junto com seu círculo de oligarcas trata a Rússia como fazenda particular não é mesmo!?
Quanto à afirmação de que se o bolsonarismo ficar no poder até 2040 o Brasil voltará à idade da pedra, é até bem plausível assim como é verdade que o partido que esteve no poder de 2003 a 2016 transformou a corrupção em praxe administrativa.
Falou aí o escritório Globalista HMS BesourinhoLess, cujos patrõezinhos estão em apuros por verem seus planos ruírem de podre… rs! #Trump2020 Chora mais!
O comunismo, como tal, deixou de existir em 1991-92, com o fim da União Soviética.
Essa turma, na ausência de inimigos (que eles sempre dizem existir), insiste em ressuscitá-o.
Deixem-no quieto!!
“…ressuscitá-lo”
(Maldito corretor de texto!)
Por 6 dias né
Rezende, você é Brasileiro ou Russo? Tudo o que pode infringir na segurança nacional e de preocupação. Não quero saber se ele tem direito ou não. Quero que não tenta espionar Brasil. Se ele faz isso não pode permanecer na nossa ZEE e deve ser expulso pela marinha brasileira. Como é feito por outros, por exemplo pela marinha britânica que não deu possibilidade de fazer espionagem dento do Canal de Mancha.
Sou brasileiro mas não sou ingênuo, outros países tem seus interesses de modo que se uma pessoa (mesmo brasileira) se tem conhecimento suficiente do contexto internacional pode-se inferir que razões movem outras pessoas, instituições e países…
Coisas como empatia, se colocar na situação de outra pessoa e entender a RAZÃO dos outros…
Não defendo o que os russos fazem (se fazem) mas entendo que a nova posição do governo brasileiro tem impacto dentro do grupo BRICS e demanda um postura menos confiante no Brasil por parte dos demais integrantes do grupo num membro que passou a defender as teses e interesses americanos num bloco geopolítico que por fundamento disputa o protagonismo econômico absoluto americano no mundo.
Gilberto, se o presidente fosse o Lula, eu condenaria esse navio espião russo, se o presidente fosse Dilma, eu condenaria esse navio espião russo, se fosse o Temer, e se for o Bolsonaro. Amigo não importa o presidente, o que importa é defender o pais a todo custo, até parece que você quer ver russo invadindo nosso pais e atacando nossa população. Você não ve o que os aviões russos fazem na síria? Os americanos, todos sabemos que não é flor que se cheire e comete seus crimes, mas dai dizer que russo é santo é demais. Abra a mente, não fique defendendo russo e mais ninguém. Eu não defendo americano e nem russo, todos são escoria do mundo em seu grau. Eu defendo minha pátria, e assim como muitos brasileiros votaram no Lula e na Dilma duas vezes, respeite quem voto no presidente atual, isso é democracia. Não sou em cima de muro nenhum só tenho certeza que o PT é uma grande formação de quadrilha (já fui sindicalista e sei do que estou falando) e o governo atual tem muito em que se explicar sobre suas relações com milicianos. Portanto sou livre para criticar os dois lados sujos que desejam nossas almas. Não puxo o saco de ninguém, nenhum presta e não merece minha defesa. E não tolero russo e nem americano nos espionando.
Podemos falar, gritar e espernearmos o quanto quisermos, mas o navio russo, os pesqueiros espiões chineses ou os aviões sensores americanos TODOS tem o mesmo direito internacional de passagem “inocente” com todos sensores ligados e bisbilhotando para dentro da fronteira dos outros a 12 milhas da costa ou fronteira terrestre.
ENTENDA que o mundo é assim, o Brasil se quiser e/ou tiver competência para tanto no futuro que desenvolva seus vetores e faça o mesmo…
Meu caro Giba, todos aqui vimos você usar a sua aversão ao atual presidente para justificar a espionagem levada a cabo pelos russos em nosso país! Grosso modo é o mesmo que um adversário do PT usar sua aversão a esse partido para justificar a espionagem dos EUA levada a cabo pela NSA.
Como se vê, até para os seus padrões você foi longe demais meu caro militante! E me chamar de minion não resolve o seu problema….
Não mesmo, mas talvez uma cor laranja repaginada, quem sabe… Algo Novo, para ser a continuidade da velha social-democracia apodrecida e envelhecida (e que parasita este país desde o golpe de 89).
P.S. Vc sumiu escritório Less… Estavam de férias? Ah é… este ano tem eleições…rs!
Ficou seis dias desaparecido e nenhum navio foi enviado para verificar o que ocorria.
Só mesmo o Brasil para fazer esse tipo de besteira.
Dão resposta evasiva e fica por isso mesmo, atraca e tá tudo certo pois é carnaval e tudo acaba em samba.
Vamos q vamos.
Esse tipo de coisa tem que ser passada para os presidentes da câmara, senado, judiciário e obvio da republica. Pois isso ajudará a mudar a ideia de que nosso país não tem inimigo e que temos que nos proteger. Investir em nossas defesas militares. Vi a entrevista de nosso ministro da defesa na Globonews, todo vez que ele tinha a oportunidade de defender mais investimentos para as forças armadas o mesmo desviava o assunto. Os próprios repórteres estavam com a ideia de mais investimento(inédito isso naquele veiculo de comunicação), mas o homem não percebeu o momento e a oportunidade de mudar a opinião publica em relação a isso.
Como um navio de ‘pesquisa’ estrangeiro está pesquisando na zona exclusiva do Brasil ? E zona essa que o brasil já pesquisa há décadas. O que ele está fazendo tão perto da costa do país ? pesquisar o quê ? se a zona econômica já pertence ao brasil ?
O navio já é conhecido por desligar seu sistema de localização, obviamente é espionagem. Deveria ser barrado a entrada desse navio em zona econômica exclusiva
Acabei de conversar com um amigo que foi oficial da Marinha por quarto anos e me disse o seguinte: “Isso nao vai dar em nada… qdo eu estava na Marinha interceptamos 4 navios japoneses pescando na nossa area, que os mlitares chamam de Amazonia Azul. Na aproximacao descobrimos que 3 eram de pesca e 1 era militar e estava escoltando os outros. No fim, nao responderam radio e o maximo que fizeram foi rumar para aguas internacionais. Na epoca chamamos uma Fragata com helicoptero embarcado mas qdo ela chegou os caras ja estavam em zona neutra e nao podiamos fazer nada. Minha intencao na epoca era mandar fogo, mas o comandande nao tinha permissao para isso”
E olha que pelo que meu colega falou isso nao faz muito tempo…. ou seja isso acontece direto. O Japao voltou a cacar baleias tbm, e o mundo (os que nao entendem de geopolicita como jornalistas, ecologistas, etc) comemoraram… mas daqui a pouco qaundo acabarem as baleias das aguas deles comecam a vir pra ca. Inclusive, outros que estarao aqui em breve serao os russos e chineses, e a nossa mainha de aguas escuras vai sentar e lamentar apenas…apenas isso
Não só espionagem. As urnas eletrônica são vulneráveis. Isso mostra a preocupação de alguns países com o crescimento de nossa nação.
Devem estar deixando minas ou bombas no jeito.. e no caso de algum conflito ou guerra eles desligam a internet do pais, imagina o caos.. trabalham na calada como se não quisessem nada..
Tipo de embarcação que não sai do porto por acaso. Este desligamento e sumiço por 6 dias com certeza não foi atoa não.