A cerimônia, tradicionalmente chamada “Batimento de Quilha”, que marca o processo de construção de navios, dará início à materialização do projeto do futuro Navio Polar “Almirante Saldanha”.
O evento acontece hoje (17 de outubro) nas instalações do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) na cidade de Aracruz-ES e contará com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, do Diretor-Presidente e do Coordenador de Programas Estratégicos da EMGEPRON, além de membros do Almirantando, representantes da comunidade marítima e dos governos nas esferas federal, estadual e municipal.
A construção do navio, gerenciada pela EMGEPRON em parceria com a Sociedade de Propósito Específico (SPE) Polar 1 Construção Naval, faz parte do Programa de Obtenção de Meios Hidroceanográficos e de Apoio Antártico (PROHIDRO) da Marinha do Brasil (MB).
O projeto prevê a obtenção de um meio naval para apoiar logisticamente o Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que tem como objetivo a promoção de pesquisa diversificada, além de contribuir para a segurança da navegação na região antártica.
Uma dúvida, sr. Wiltgen: a MB voltará à utilizar o indicativo visual nos navios com uma letra e dois números ? Ou não há ou haverá um padrão para os mesmos ?
Mas ela nunca deixou de usar, pelo que eu sei
… mas estava padronizado para 01 letra e 03 números, como o A140, G150, G151, G152, K120 e a futura F200.
… assim sendo, pela lógica, o indicativo visual do NPo Almirante Saldanha deveria ser, p. ex., H220.
Ainda pode mudar.