No dia 04 de dezembro de 2012, o grupo de mergulho destacado no Navio, composto por 03 praças e 01 oficial do Comando da Força de Submarinos, realizou o primeiro mergulho para ambientação em águas polares da OPERANTAR XXXI.
O mergulho polar, executado no interior da Ilha Deception, atingiu uma profundidade de 32 metros e teve duração de 15 minutos, permitindo: o teste dos equipamentos, como a roupa impermeável e as válvulas anticongelantes, além daqueles itens de uso regular para o mergulho autônomo; a verificação de sua adequação ao ambiente gelado; e a avaliação dos procedimentos de segurança e operacionais para garantia do êxito de tal atividade.
A capacitação de militares para a realização do mergulho em águas polares, além de incrementar a qualificação e o adestramento dos mergulhadores da Marinha, eleva a prontidão da equipe do NPo Almirante Maximiano (H 41) para a realização de pequenos reparos ou o resgate de equipamentos submersos, se necessário, o que aumenta a autonomia do Navio e da Marinha.
Extremamente interessante e seria muito elucidante a discussão das técnicas de mergulho em ambiente tão inóspito e gelado da Antártica. Parabéns MB.