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Após uma licitação pública, o consórcio Socarenam-Mauric recebeu um contrato da Direção Geral de Assuntos Marítimos, Pesca e Aquicultura (DGAMPA) para projetar e construir um navio de patrulha offshore “inovador”.
O contrato foi anunciado em 10 de janeiro de 2024, na presença da Ministra Francesa de Transição Ecológica, Biodiversidade, Florestas, Mar e Pesca, Agnès Pannier-Runacher.
Esta encomenda faz parte de uma dupla abordagem estratégica: a modernização da frota dedicada ao sistema de controle e vigilância (DCS) e o compromisso com a pegada ambiental dos navios da DGAMPA.
Com 54 metros de comprimento, esta embarcação de patrulha offshore foi projetada para missões estendidas de 12 dias com uma tripulação de 20 pessoas. Ela é equipada com dois sistemas de lançamento e recuperação para barcos infláveis semirrígidos rápidos de 6,50 metros, capazes de alcançar uma velocidade de até 35 nós para suportar suas missões offshore.
As principais missões incluirão:
- Proteção dos interesses nacionais;
- Vigilância e controlo da pesca marítima;
- Conformidade com as normas ambientais;
- Monitoramento de poluição e navegação;
- Assistência a pessoas;
- Missões de serviço público e representação da Administração Marítima Francesa.
O novo navio patrulha será equipado com um avançado sistema de propulsão assistida pelo vento, projetado para “reduzir drasticamente” o consumo de combustível e diminuir as emissões atmosféricas, de acordo com as empresas. Espera-se que essa tecnologia, juntamente com sua propulsão híbrida diesel-elétrica e motores compatíveis com o IMO Tier III, estabeleça um novo padrão para sustentabilidade ambiental em operações marítimas.
Além da propulsão híbrida avançada e assistida pelo vento, o navio patrulha incorpora diversas outras inovações tecnológicas: um casco otimizado por meio de dinâmica de fluidos computacional, isolamento aprimorado com gerenciamento de energia otimizado, painéis fotovoltaicos e um sistema de controle de compensação ativo.
Sua configuração de propulsão permite uma velocidade máxima de 17 nós e um alcance superior a 3.600 milhas náuticas a uma velocidade de cruzeiro de 12 nós.
A construção será realizada inteiramente no estaleiro da Socarenam em Boulogne-Sur-Mer, com entrega prevista para o segundo semestre de 2027.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Naval Today