A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo, informa que o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “APA” estará no Porto de Santos no período de 27 a 30/09/2013, e ficará atracado entre os Armazéns 33/34.
Haverá visitação pública nos dias 28 e 29 de setembro, das 14 às 17hs. O horário limite de acesso dos visitantes será às 17h, com entrada franca.
O NPaOc “APA”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Sudeste, nessa visita ao Porto de Santos, realiza exercícios operacionais e adestramentos da tripulação. Como principais características, podemos destacar:
Peso: 1.800 toneladas,
comprimento total: 90,5 metros,
deslocamento carregado: 2.170 toneladas,
velocidade máxima: 25 nós (equivalente a 46 km/h),
autonomia: 35 dias e
tripulação: 51 militares.
Armamento: um canhão de 30mm e duas metralhadoras de 25mm.
O NPaOc “APA” recebeu esse nome em referência ao importante rio da Região do Pantanal, que delimita a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. O principal destaque é sua autonomia de navegação, podendo ficar até 35 dias sem reabastecimento e ser utilizado em diversas tarefas, tais como operações de Patrulha Naval, assistência humanitária, busca e salvamento, fiscalização, repressão às atividades ilícitas e prevenção à poluição hídrica, e principalmente no patrulhamento da “Amazônia Azul”.